Covid-19: morre Nelson Paludo, presidente do Sindicato Rural de Toledo

47

Faleceu no início da manhã de hoje (6) o presidente do Sindicato Rural de Toledo Nelson Paludo, vítima de Covid-19. Ele estava internado desde o dia 4 de junho, sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva no dia 8. Depois de uma traqueostomia, Paludo apresentava um quadro de estabilidade até a última sexta-feira. Infelizmente, o quadro do paciente piorou na noite de sábado e passou a ser considerado muito grave. Aos 65 anos não resistiu e faleceu.
Presidente Sindicato Rural de Toledo há mais de 25 anos, Nelson Paludo era uma das mais influentes lideranças rurais do Estado do Paraná, sendo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Era integrante da Comissão técnica de Grãos, Fibras e Oleaginosas do estado, membro do Conselho de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Toledo, entre outras funções.
Foi um dos principais nomes na discussão para aprovação do novo Código Florestal brasileiro, organizando em Toledo uma das maiores audiências públicas do país, com a presença de mais de duas mil pessoas.
Ao longo de sua trajetória, Nelson Pauldo contribuiu para organização do Plano Safra e do Seguro Rural e lurou pelo Centro Agropecuário em Toledo, tendo conseguido entregar a estrutura do sindicato no futuro local.
Nelson Paludo era casado com Clarice Gaffuri Paludo e deixa dois filhos: Juliano e Jéssica, além de netos gêmeos.

PERDA – O Sistema Faep/Senar-PR lamentou a morte de Nelson Paludo, “uma das principais lideranças do agronegócio do Paraná, com forte atuação na região Oeste. Ao longo da sua trajetória, são inúmeras ações e conquistas em prol do setor e, principalmente, dos produtores rurais paranaenses”.
A Associação Paranaense de Suinocultores, juntamente com a Associação de Criadores de Suínos do Oeste do Paraná, também reconheceu a liderança de Nelson Paludo e “sua contribuição ao setor produtivo do Paraná”, que foram, segundo nota, “determinantes para as principais conquistas dos produtores de Toledo e região”.
“O extenso currículo do Sr. Nelson Paludo na luta sindical, em busca das soluções às demandas dos produtores rural, em suas respectivas atividades no campo, dentro os quais, os suinocultores de Toledo e região, inclui as qualidades de uma pessoa de bem e que marcam a personalidade de quem sempre apoiou a agropecuária do Paraná”, afirmam as entidades.
Mais detalhes em instantes.