Covid-19: Mulher de 55 anos é a 79ª vítima fatal em Toledo

A Secretaria de Saúde comunica o 79º óbito por Covid-19, em Toledo. Trata-se de uma mulher de 55 anos. Ela começou a sentir os sintomas da doença no dia 22 de novembro e teve o diagnóstico confirmado por meio de RT-PCR coletado em 26 de novembro, data em que foi internada.
Com a piora do quadro clínico, a mulher evoluiu para insuficiência respiratória e precisou de tratamento em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vindo a falecer no fim da tarde de segunda-feira (7).

DADOS – Na terça-feira (8), o Município voltou a registrar a liberação, até o presente momento, de baixo número de resultados de exames de RT-PCR, coletados no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, 55 novos casos são confirmados devido a Covid-19 em Toledo com o aumento no número de exames em análise (pessoas esperando o resultado dos mesmos).
No SUS, o Município registra 29 casos confirmados através de RT-PCR (14 femininos e 15 masculinos) e dois casos confirmados através de Testes Rápidos (um masculino e um feminino).
No setor de Saúde Privada e Suplementar são 24 os novos casos, sendo dez identificados através de exames de RT-PCR (cinco femininos e cinco masculinos) e 14 deles identificados através de Testes Rápidos (seis femininos e oito masculinos).
Os dados ainda apontam que 45 moradores de Toledo estão internados em hospitais da região devido a Covid-19. Do total, 24 pacientes estão em leitos de enfermaria e 21 em leitos de UTI. O Município registrou a recuperação de 69 pessoas. Em Toledo, 521 exames estão em análise e 678 pacientes estão ativos com a doença.

TAXAS – A soma das taxas de ocupação em leitos de UTI na 20ª Regional de Saúde de Toledo estava em 86,84%, de acordo com os dados divulgados até às 11 horas de terça-feira. Na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, em Toledo, apenas dois leitos estavam disponíveis de uma capacidade de 24, chegando a 91,67%.
Em Assis Chateaubriand, na Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, a taxa de ocupação estava em 78,57%. Com uma capacidade de 14 leitos de UTI, 11 estavam ocupados.

RECOMENDAÇÃO – A administração enfatiza todas as recomendações para evitar o contágio: se puder, fique em casa e, caso seja preciso sair; use máscara; mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas e evite aglomerações. Além disso, várias vezes ao dia; higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.