Covid-19: número de casos coloca Toledo na Bandeira Laranja

4

Após figurar duas semanas seguidas na Bandeira Amarela, a avaliação da Matriz de Risco referente à semana epidemiológica SE32/2021, de 8 a 14 de agosto, coloca Toledo mais uma vez na Bandeira Laranja, ou seja, com risco moderado para Covid-19. As informações foram divulgadas na terça-feira (17), na reunião do Comitê de Operações Emergenciais de Toledo (COE).
Ao comparar com os últimos 14 dias, a SE32/2021 apresenta uma taxa de ocupação de leitos de enfermaria adulto por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de 75,6%. O fato de ultrapassar a casa dos 70%, o indicador “ganha” quatro pontos na Matriz de Risco.
A SE 32/2021 teve aumento de 100% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, outro indicador de avaliação da Matriz de Risco, influenciando diretamente na troca da situação epidemiológica do município.
Os profissionais de Saúde alertam a população para o momento importante, o qual existe certa estabilidade no número de óbitos e se mantém nas últimas semanas. Também observam o aumento na demanda de leitos hospitalares de enfermaria, estes casos tanto podem evoluir para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quanto para a alta hospitalar.
Segundo informações de representantes da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), dos 24 pacientes internados, 76% não estão imunizados, ou seja, não tomaram vacina ou apenas a primeira dose. A média de idade entre eles é de 50,6 anos. Lembrando que neste conjunto estão pacientes de outras cidades da região.

CASOS – Na terça-feira, o Boletim Epidemiológico do Coronavírus de Toledo aponta que 310 pacientes estão ativos e 226 exames estão em análise. No dia, 30 paciente estão recuperados e 64 casos confirmados.
Do total de novos casos, seis foram registrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e todos confirmados através de exames RT-PCR (quatro femininos e dois masculinos).
No setor de Saúde privada e suplementar são 58 os novos casos, com 13 deles sendo identificados através de exames de RT-PCR (três femininos e dez masculinos) e outros 45 casos identificados através de Testes Rápidos (26 femininos e 19 masculinos).
O Boletim ainda revela que 41 moradores de Toledo estão internados em hospitais ou leitos da região, sendo 21 em leitos de enfermaria e 20 em leitos de UTI. Entre os internados em leitos de enfermaria, quatro pacientes estão no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, sendo que um faz o uso de respirador mecânico.

ORIENTAÇÕES – Os membros do COE reforçam a necessidade de manter os cuidados preventivos em relação a Covid-19. O uso de máscara, álcool 70% e o distanciamento social continuam sendo fundamentais. Além disso, é importante ficar atento ao dia de vacinação. Até o momento, esses foram os fatores primordiais de combate à pandemia.
Na última semana epidemiológica, as regiões da cidade com maior número de casos confirmados para Covid-19 foram, nesta ordem: Vila Pioneiro, Centro, Interior, Jardim Gisela e Vila Panorama. Os sintomas mais recorrentes em casos confirmados, nesta ordem, foram: tosse, cefaleia, coriza e dor de garganta.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria