Covid-19: Primeiras doses de vacinas pediátricas chegam na próxima semana

19

Uma notícia aguardada por muitas famílias foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (5): as crianças serão incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). No entanto, a imunização da faixa etária de cinco a 11 anos não será obrigatória. A expectativa do Ministério é iniciar a imunização ainda neste mês.

O público estimado no Brasil é de aproximadamente 20 milhões de crianças. No Paraná, 1.075.294 crianças desta faixa etária devem ser vacinadas contra a Covid-19. O número está previsto na Nota Técnica nº 2/2022, publicada na última quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde, e é baseado nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ontem (6), o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que o Governo do Estado aguarda o recebimento dos imunizantes para dar início à vacinação do público infantil. “O Paraná deve receber cerca de 185 mil doses nessa primeira remessa e vamos fazer a vacinação acontecer, da mesma forma que fizemos ao longo do ano passado”, afirma.

Beto Preto pondera que “é importante esclarecer que a vacina da Pfizer, que foi autorizada pela Anvisa, é segura e nós precisamos vacinar os paranaenses de 5 a 11 anos de idade, principalmente com a chegada variante Ômicron. Apesar de não termos registros oficiais, há probabilidade de que ela esteja circulando”.

O secretário destaca que “mais uma vez o Paraná fará uma grande campanha de vacinação. É importante que as pessoas deixem de lado as informações falsas que circulam e vacinem seus filhos”.

Em contato com o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, para abordar o assunto, ele disse que a equipe aguarda as orientações do Estado para realizar a imunização das crianças nos municípios de abrangência. “A medida que o Ministério da Saúde enviar as vacinas, será iniciada a vacinação”.

ORIENTAÇÃO – No dia 5 de janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mencionou que a orientação de vacinar está respaldada em estudos clínicos realizados por agências respeitadas como o FDA (agência reguladora de medicamentos americana), Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde irá fornecer doses para todos aqueles que quiserem vacinar seus filhos. A orientação da pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.

“A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose”, revela a Pasta.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 nesta faixa etária representam 0,34% do total registrado no Brasil de março de 2020 a dezembro de 2021.

VACINAS – Para atender a demanda, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos.

A previsão é que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano. Até o fim de janeiro, a estimativa é que 3,7 milhões de doses cheguem ao país. Já estão previstos três voos com 1,248 milhão de vacinas cada. O primeiro desembarcará no Brasil em 13 de janeiro, o segundo dia 20 e o terceiro dia 27.

Da Redação

TOLEDO