Covid-19: Toledo inicia hoje vacinação do profissionais da Educação

10

Chegou na tarde de terça-feira (11), em Toledo, o 18º lote de doses da vacina contra a Covid-19. Equipes da 20ª Regional de Saúde de Toledo (RS) receberam o quantitativo no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho. Para a segunda dose da imunização foram enviadas 9.310 doses e 1.275 para iniciar a vacinação dos profissionais da Educação.

Deste quantitativo, 415 doses ficarão no município de Toledo. A distribuição para os 18 municípios que compõe a 20ª RS foi agendada ainda para terça-feira com finalização prevista para a manhã de hoje (12). Cada município é responsável pela organização dos dias e horários da vacinação.

Em Toledo, a imunização dos profissionais da educação começa nesta quarta-feira (12), às 13 horas, nos três pontos de vacinação: Ginásio de Esportes Hugo Zeni, Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn – Certi Pioneiro e Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio – Certi Coopagro.

“Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) será escalonado por idade, iniciando com 55 a 59 anos e assim sucessivamente. Serão vacinados professores da rede municipal, estadual e privada, exceto do ensino superior que neste momento não serão contemplados”, explica a secretária de Saúde de Toledo Gabriela Kucharski.

Para ter direito à vacina, os integrantes deste público alvo deverão apresentar documentos pessoais com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço e uma declaração que será preenchida pela direção da unidade escolar.

DEMAIS GRUPOS – Começou na última terça-feira (11) a vacinação para as pessoas com comorbidades com idades entre 55 e 59. Para esse grupo, além do documento de identificação com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação, é preciso apresentar uma declaração do médico que acompanha o paciente. No site da prefeitura há dois modelos disponíveis que são aceitos para a vacinação.

Desde a última sexta-feira (7), quando começou a terceira fase de vacinação contra o novo coronanavírus (Covid-19), o Município deu início a imunização de pessoas com Síndrome de Down, portadores de insuficiências renal crônica em diálise, portadores de deficiência, pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades.

SUSPENSÃO – No entanto, a Secretaria de Saúde suspendeu ainda na manhã de terça-feira (11) a vacinação para gestantes com doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A medida seguiu orientação do Ministério da Saúde. Gabriela Kucharski enfatiza que o Município aguarda novas orientações do Ministério da Saúde.

Em relação as demais pessoas que fazem parte deste grupo prioritário, a responsável pela imunização em Toledo, Sonia Pessi, conta que a procura pela vacina tem sido positiva. Todas as pessoas com Síndrome de Down que fazem parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foram vacinados assim como a maioria dos pacientes portadores de insuficiências renal crônica em diálise.

Já a procura pela vacina foi baixa entre as pessoas com deficiência com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes. Sonia explica que essas pessoas podem procurar diretamente os três pontos de vacinação, porque as equipes de vacinação já receberam da Secretaria de Assistência Social as listas dos cadastrados.

“Como a vacinação para as gestantes foi suspensa, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde se a gestante apresentar alguma reação. Estamos aguardando mais informações do Ministério da Saúde quanto a essa situação. Por enquanto temos que aguardar”, finaliza Sonia.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informação da Assessoria