Covid-19: Toledo já vacinou mais de 33% da população com a primeira dose

7

Cinco meses após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Município de Toledo já imunizou até segunda-feira (21), 47.694 pessoas com a primeira dose e 15.613 com as duas doses da vacina, conforme dados do Vacinômetro. De acordo com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, Toledo estima imunizar 56.804 pessoas dos grupos prioritários ao final de todas as etapas.

Desta forma, Toledo já vacinou 33,43% da população com a primeira dose do imunizante. De acordo com o IBGE (censo de 2020), a população de Toledo é de 142.645. “A diferença entre o quantitativo de 1ª e 2ª doses aplicadas se deve principalmente ao fato de que as últimas remessas foram de Astrazeneca e o intervalo para 2ª dose deste fabricante é de 12 semanas”, explica a secretária da Saúde Gabriela Kucharski.

As vacinas contra a Covid-19 são dispensadas em três pontos na cidade: Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro), Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro) e Ginásio de Esportes Hugo Zeni das 8h30 às 16 horas. Para ter acesso a vacina o cidadão precisa apresentar documento com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço, além das declarações necessárias para grupos específicos.

Hoje (23), a vacinação é realizada em pessoas com comorbidades, com idade acima de 18 anos; pessoas com deficiência, com idade acima de 18 anos, e para a população em geral com idade acima de 48 anos. A vacinação para grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) ocorrerá todas as sextas-feiras, a partir desta sexta-feira (25) no Ambulatório de Gestantes anexo à Secretaria da Saúde, das 8h30 às 16 horas.

CAMPANHA – Na semana passada, o Governo do Estado divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para a população geral acima de 18 anos. Segundo levantamento da Secretaria de Estado das Saúde (Sesa), 3.804.025 paranaenses deste grupo devem tomar pelo menos a primeira dose do imunizante até 30 de setembro.

O ritmo de vacinação segue conforme a disponibilização das doses pela Sesa por parte do Ministério da Saúde. De acordo com a secretária de Saúde Gabriela, não há uma estimativa de quando o Município alcançará toda a população adulta (18+) com pelo menos a primeira dose. “Não há como prever, pois dependemos do envio de doses pela Sesa e do Plano Nacional de Imunização”.

A segunda dose da vacina está sendo aplicada conforme a data anotada na carteira de vacinação, das 12 horas às 16 horas. A AstraZeneca está sendo dispensada nos três pontos de vacinação, já a Coronavac somente nos Certi Coopagro nas quartas-feiras e sextas-feiras.

O intervalo entre as doses é de três meses para as vacinas AstraZeneca e Pfizer e 21 dias para a vacina Coronavac. “É muito importante salientar a importância da 2ª dose, porque o indivíduo é considerado imunizado apenas 15 dias após a realização da 2ª dose da vacina”, complementa a secretária.

Apesar de abrir a vacinação para a população geral separada por idade, a campanha continua com a vacinação da população remanescente. “A faixa etária com maior número de faltosos é a de 65 a 69 anos, que está sendo solucionado através da busca ativa”, explica.

ESPERANÇA – Desde o início da campanha de vacinação, no dia 20 de janeiro, a esperança para o fim da pandemia se renova a cada dose. Os primeiros a serem imunizados foram os trabalhadores da saúde que atuam no enfrentamento da doença. Desde então, a luta contra a Covid-19 ganhou esse reforço. Mesmo com a vacinação, os cuidados com a higiene das mãos, o uso de máscara e as recomendações para evitar aglomeração são reforçados na tentativa de ‘frear’ o avanço do vírus. A vacina já começa a dar os resultados, mas a população também precisa continuar colaborando para a pandemia acabar.

“Temos notado uma redução de demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na população já vacinada com o esquema completo (acima de 60 anos), sendo que na Macrorregião Oeste a maior demanda por leitos de UTI tem sido de pessoas de 40 a 59 anos, o que demonstra a eficácia da vacinação. A vacinação é a grande esperança para a melhora do cenário pandêmico, por isso é essencial que aqueles que se enquadram nos grupos a serem vacinados que busquem pela vacina”, conclui a secretária da Saúde Gabriela Kucharski.

Da Redação

TOLEDO