Covid-19: Vacinação para pessoas com 64 anos começa no sábado

28

A Secretaria de Saúde de Toledo anunciou a retomada da vacinação para os idosos neste sábado (17). Serão 750 primeiras doses (D1), com 250 para cada ponto de vacinação, atendendo as pessoas com 64 anos ou mais. As senhas serão distribuídas a partir das 7h e a dispensação das doses acontecerá das 10h às 14h. 

De acordo com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, as doses serão retiradas pela equipe da 20ª Regional de Saúde em Curitiba nesta sexta-feira (16). “Portanto, devido às questões de transporte e distribuição para os municípios que integram a Regional optamos em iniciar às 10h, sem atropelos”, explicou, reforçando que no sábado não acontecerá aplicação de segundas doses (D2).

Gabriela ainda explicou que as aplicações de vacina para 64 anos ou mais seguirão na segunda-feira (19), a partir das 8h30, com entrega de senhas a partir das 7h. “Conforme as idades vão diminuindo, vai se aumentando a quantidade de pessoas com direito ao imunizante, por isso vamos manter as faixas etárias por mais de um dia e estender o horário para a aplicação das segundas doses”, comentou.

Trabalhadores da saúde

A secretária de Saúde de Toledo também anunciou que para o domingo (18) serão aplicadas 190 doses para os trabalhadores da saúde. A dispensação acontece no Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneira), das 8h às 12h, com a entrega das senhas a partir das 7h. “É preciso preencher os requisitos já informados em outros momentos, como estar em atividade e se enquadrar nos quesitos do Plano Municipal de Imunização”, comentou. No domingo não acontecerá aplicação de segundas doses para este grupo.

Corujão da Vacinação para segundas doses

A Secretaria de Saúde anunciou também que na próxima segunda e terça-feira (19 e 20) vai realizar o ‘Corujão da Vacinação’, das 19h às 22h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni. A intenção com a implantação do novo horário é diminuir as aglomerações, por isso, o horário será dedicado à dispensação apenas de segundas doses. Serão atendidos os trabalhadores da saúde e idosos. “Teremos nestes dois dias uma grande demanda, pois coincide a segunda dose de datas em que tivemos vacinação de mais de mil pessoas com a primeira dose (D1)”, disse a secretária Gabriela Kucharski.

A responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Toledo, Sonia Pessi, acrescentou que as pessoas que precisam tomar a segunda dose devem procurar os pontos de vacinação no período da tarde preferencialmente. “Todos estão ansiosos pela vacina e quando se abrem novos grupos ou idades acaba tendo grande procura nas primeiras horas, por isso esta orientação”, frisou, lembrando que quando o aprazamento para a segunda dose cai no sábado ou domingo, a pessoa deve procurar o local de vacinação na segunda-feira posterior. 

Pontos de vacinação 

Ginásio de Esportes Hugo Zeni – Vila Industrial

Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn – Certi Pioneira

Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dall’óglio – Certi Coopagro.

Distribuição das doses

Conforme o mapa de distribuição encaminhado pela 20ª Regional de Saúde, Toledo vai receber 2.505 primeiras doses (D1) para idosos de 65 a 69 anos, 175 para 60 a 64 anos, 190 para trabalhadores da saúde e 10 para forças de segurança, totalizando 2.880. Além disso, chegarão mais 1380 segundas doses.

Da Prefeitura de Toledo-PR