Crianças do maternal fazem visita ao horto florestal

4

Técnicos da Secretaria Municipal Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) receberam na sexta-feira (3) dois grupos de visitantes bem diferentes do habitual para realizar a trilha ecológica do Horto Florestal. Foram os alunos do Maternal do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pingo de Gente. Quatro turmas, com estudantes entre dois e três anos de idade, se dividiram entre o período da manhã e da tarde, acompanhados das professoras e da diretora do Cmei.

A coordenadora das Centrais de Valorização e Educação Ambiental da SMDAS, Thaísa Dullius, explicou que a atividade de Educação Ambiental realizada na trilha normalmente é direcionada para pessoas mais adultas, mas, nestes casos, os guias adaptam o discurso. “A gente sempre conta o histórico do Parque, da Nascente Panambi, a diferença de solo, essas coisas assim. Para as crianças adaptamos o roteiro, tentamos evidenciar mais a prática e torcermos para eles encontrarem os animaizinhos, que é o objetivo das crianças”, explicou a coordenadora.

Thaísa relatou como foi o trajeto com as crianças: “Paramos na Sanga para pegar aquelas plantinhas aquáticas para que pudessem tocar e pegar na mão. Aí tem uma parada lá no solo hidromórfico, onde separamos eles em grupos para pularem e sentirem o chão tremendo. Basicamente essas são as paradas. Pedimos para eles observarem as árvores, escutarem os passarinhos e torcer para encontrarem um bichinho. Hoje eles encontraram jabutis, tanto a turma da manhã quanto a da tarde”, relatou.

Foi um show de sensações e novas emoções. As crianças chegaram com aquela aparência tímida, mas manifestando bastante curiosidade pelas novidades que estavam por vir. Os amigos David Bilato e Murilo José Johan, três e quatro anos, respectivamente, estavam entre os mais empolgados do vespertino com cada passo da trilha.

David disse que achou tudo “bonito, vi a tartaruga [jabuti], ela é bem amiga” e já adiantou que quer voltar outro dia. O Murilo contou que “eu vi os bichos, a cigarra… Eu gostei de vir aqui, gostei dos bichos e da trilha”.

A diretora do Cmei Pingo de Gente, Janaina Alves, informou que o objetivo da atividade era encerrar as atividades do projeto “Quintal do Pingo”, realizado no Cmei e que envolve projeto de horta, natureza e alimentação saudável. “O intuito era mostrar que a natureza é muito maior do que aquilo que trabalhamos lá na escola. Essa é uma atividade importante, pois muitas dessas crianças têm a oportunidade de vir com a família, já outros não terão mais esse momento. Foram experiências que puderam vivenciar junto com os colegas. Temos alunos autistas que vivenciaram a inclusão, que também é um desafio para nós, professores, pois cada vez mais cedo estamos trabalhando com esse público”, salientou a diretora.

As visitas à Trilha Ecológica do Horto Florestal podem ser agendadas na SMDAS pelo WhatsApp (45) 9125-2210.

TOLEDO