Crise hídrica no interior de Toledo alerta autoridades

6

A escassez de água na torneira, nos reservatórios e para o trato dos animais tem preocupado principalmente as comunidades do interior e os produtores rurais. Tudo isso já é reflexo da estiagem que a região Oeste vem sofrendo ao longo dos meses. As poucas chuvas que caíram não foram suficientes para amenizar o problema da crise hídrica que o município enfrenta.

O assunto foi tratado em uma reunião na segunda-feira (23), entre a administração municipal, a Companhia de Saneamento do Paraná e integradoras que atuam em Toledo. Na oportunidade foram apresentadas as regiões com maior dificuldade de abastecimento.

O secretário de Infraestrutura Rural Maicon Bruno Stuani explica que há dez dias o município está abastecendo com águas algumas propriedades da região do distrito de Dois Irmãos. “Estamos vendo que a crise hídrica vai piorar e apesar da mobilização do município não vamos conseguir abastecer todas as propriedades que estão com dificuldades de água potável”.

Stuani comenta que o município dispõe de três caminhões pipas para o transporte da água conforme demanda das localidades. Em alguns locais foi necessário levar água até três vezes na semana. Outra localidade com dificuldades é a comunidade de São Salvador. No local, o poço que abastecia 14 famílias secou.

Representantes da empresa BRF e da Cooperativa Primato participaram da reunião e tomaram conhecimento da crise hídrica na zona rural de Toledo. Stuani enfatiza que o município está buscando uma colaboração com essas organizações para auxiliar o abastecimento das localidades e dos produtores de aves, suínos e gado leiteiro.

“Também foi reforçado que os técnicos tomem cuidado na hora de alojar os animais. Que eles façam uma análise criteriosa do local para não faltar água no futuro”, complementa ao enfatizar que além desse monitoramento nas propriedades é preciso conscientização de todos com o racionamento da água. “É um problema que não vai se resolver rapidamente e que preocupa a todos. Na cidade ou no campo precisamos utilizar a água com sabedoria. Estamos muito preocupados porque poderá faltar água”.

ABASTECIMENTO – O gerente regional da Sanepar, Eduardo Arrosi, esclarece que a Companhia se colocou à disposição para auxiliar essas localidades do interior. Na comunidade de São Salvador, a Sanepar vai abastecer o reservatório com caminhão pipa e também vai atender os produtores rurais com o fornecimento do serviço de abastecimento, mediante solicitação no canal de atendimento ao público.

“Nesse caso, o produtor rural terá que emitir uma conta de serviço pelo fornecimento da água no escritório da Sanepar e locar um caminhão pipa para o transporte. Não temos como levar com o nosso caminhão para a propriedade rurais porque só temos um veículo para emergência. Nos casos das comunidades com famílias nós também vamos auxiliar a prefeitura”.

A Sanepar faz o abastecimento de água de algumas localidades do interior de Toledo como os distritos de Novo Sarandi, Vila nova e Dois Irmãos e as comunidades de Poty e Ouro Preto. Arrosi conta que a situação mais crítica de abastecimento é em Dois Irmãos.

A localidade tem um poço e uma mina superficial. Mas desde a estiagem do ano passado a vazão do poço reduziu em 50%. Com a falta de chuva a mina também está sendo atingida. “Ainda não precisamos complementar o abastecimento nessa localidade com caminhão pipa, mas estamos em alerta e, caso seja necessário, nós vamos fazer esse abastecimento com nosso caminhão pipa”.

O gerente regional da Sanepar salienta que está programado para até o final desse ano o aprofundamento do poço existente na localidade, o que proporcionará ampliar a vazão de água e melhorar o abastecimento do distrito. “Nos demais locais não temos problemas”, complementa.

CONSCIENTIZAÇÃO – Na sede, Arrosi conta que há dez poços que abastecem a cidade de Toledo. Eles são responsáveis por, aproximadamente, 63% da quantidade de água e o Rio Toledo complementa com outros 37% do abastecimento. O monitoramento dos níveis dos poços é realizado constantemente e intensificado neste período de estiagem.

“Apesar da redução de níveis de poços e do Rio Toledo, continuamos captando água na capacidade máxima e não existe um risco de rodízio e desabastecimento ou racionamento. O que nós pedimos é que a população tenha um pouco mais de cuidado no horário de pico, principalmente entre às 18h e 20h. Pedimos que a população priorize a água para o consumo humano e reaproveite quando for possível”, reforça.

Limpeza de reservatórios

A Sanepar informou que, na quinta-feira (26), fará a higienização dos reservatórios de água tratada nos distritos Novo Sarandi e Vila Nova. O trabalho está programado para acontecer das 8 horas até as 13 horas, e poderá afetar o abastecimento dessas localidades. A previsão de normalizar o abastecimento a partir das 20 horas nas duas localidades.

Da Redação

TOLEDO