CTA/SAE discute ações para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids

A pandemia alterou o cronograma de ações do Dia Mundial de Combate à Aids do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Anualmente, em dezembro ocorriam as premiações do Concurso de Desenho, mas neste ano, o projeto foi suspenso.

“Ainda estamos estudando quais ações iremos desenvolver este ano para marcar a data. Provavelmente, iremos seguir a linha da Secretaria de Estado da Saúde e realizar algum evento online para que possamos focar na prevenção da doença e na importância de seguir o tratamento”, enfatiza a coordenadora do CTA/SAE, Jéssica Sartor.

O Concurso de Desenho é um projeto que o Ciscopar envolve a rede escolar. Os estudantes dos desenhos escolhidos recebem prêmios. Além disso, as obras integram os calendários, diante da situação da pandemia, Jéssica, explica que foi preciso cancelar essa programação que será revista em 2021.

ALERTA PARA A PREVENÇÃO – A Secretaria de Estado da Saúde promoveu na última terça-feira (24) um evento online com o tema Protagonismo Juvenil: uma estratégia positiva. O encontro debateu sobre importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A programação contou com palestras de diversos especialistas e pessoas engajadas ao tema. O debate teve como foco o Dia Mundial de Combate à Aids, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na década de 80 como dia 1º de dezembro.

No período de 2010 até outubro de 2020, o Paraná registrou 15.864 pacientes com Aids, ou seja, que tratam a doença. Desde os primeiros casos, a Aids atinge grupos de pessoas com diferentes características. Inicialmente a infecção se concentrou em homens, depois teve o período em que a quantidade de casos predominante era em mulheres. Atualmente, o número de indivíduos que tem o vírus está na razão de uma mulher para cada dois homens. Em relação à faixa etária, os jovens e jovens adultos são os mais infectados, com 50% dos casos de indivíduos na faixa etária entre 20 e 39 anos.

Da redação com informações da AEN