Cuidar de quem cuida: profissionais da Saúde Mental desfrutam dia especial

13

A sexta-feira (22) está sendo muito especial para os servidores do Departamento de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O dia deles começou com uma recepção no Salão Social da Associação dos Servidores Municipais de Toledo (Assermuto), onde puderam apreciar um delicioso café da manhã, ouvir música boa com Neusa e Jonatan (integrantes do Coral Cristo Rei) e assistir uma palestra com a Dra. Ana Carolina Backer Nisiide sobre os cuidados que devem ser seguidos por aqueles que dedicam sua vida a cuidar dos outros.

A abertura do evento – alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro – foi prestigiada pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pela secretária de Saúde Gabriela Kucharski, que destacaram a importância da saúde mental para o dia a dia das pessoas, ainda mais em um cenário abruptamente transformado pela pandemia da Covid-19. “O ser humano provavelmente não foi projetado para suportar a carga de informações a que estamos expostos atualmente. Por isso, o trabalho destes profissionais é fundamental para o nosso bem-estar, para que não sejamos absorvidos pelos problemas e sigamos nossas vidas com o mínimo de equilíbrio. Depois de um período difícil, que, felizmente, está ficando para trás, a demanda pelos serviços de saúde mental vai aumentar e tanto eu quanto o Beto [Lunitti] queremos investir muito nesta área e estamos abertos a receber projetos com este enfoque”, pontua Ademar. “O acolhimento e as boas energias que percebi neste evento especial é a cara deste departamento, com equipes compostas por pessoas dedicadas, e que trabalham com amor. Quando é assim, não tem como dar errado. Sabemos que os episódios de suicídios ou tentativas, bem como de mutilações, estão aumentando e temos que estar bem para acolher e atender bem os que nos procuram em busca de ajuda. Por isso, precisamos cuidar sempre de quem cuida de tantas pessoas”, destaca Gabriela.

A diretora de Saúde Mental da SMS, Leila Machado, observa que este dia especial é uma ação de promoção da saúde mental dos profissionais que atuam no departamento que lidera. “É um passo que busca demonstrar o reconhecimento aos profissionais que se dedicam as vidas e famílias toledanas, pessoas que, além dos atendimentos de rotina, ajudam de diversas maneiras: nos serviços de urgência e emergência e unidades sentinelas da Covid-19; com palestras e ações junto a comunidade, empresas, escolas; em campanhas como a do Dia Mundial do Autismo e a do Setembro Amarelo; e no empenho ao compor comissões, conselhos e grupos de trabalho que discutem intra e intersetorialmente para promover melhorias na Raps, a Rede de Atenção Psicossocial. A cada servidor deste departamento, a nossa gratidão!”, agradece.

Doutora e graduada em Psicologia pela, respectivamente, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e mestre e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a palestrante do evento destacou que os profissionais de saúde mental precisam ter um olhar direcionado para eles. “São necessárias medidas que pensem tanto nas condições e relações de trabalho quanto nos aspectos individuais e particulares destes servidores, pois ambos fatores influenciam e repercutem muito no serviço que prestam à sociedade. Quando falo disso, me refiro a espaço físico adequado e de hábitos de vida saudáveis, como ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos, mas também penso na supervisão e/ou acompanhamento de outros profissionais na área para dar este suporte nas horas em que ele mais precisar”, comenta.

Este momento especial dedicado aos servidores municipais que atuam na Raps prossegue à noite, com um jantar por adesão que também será servido na Assermuto. Estas ações do Departamento de Saúde Mental da SMS contaram com o apoio da Cozinha Social e a doação de recursos, produtos ou serviços de várias empresas, como os supermercados Allmayer e Primato, os frigoríficos Lunato e Bolson, o Posta Rota 21, a Floricultura Flor Arte e Jóias, a GP Artes, a Dinâmica Móveis Rústicos e a Top 10, além da colaboração dos músicos Neusa, Jonatan (Coral Cristo Rei) e Marcelo (Voz e Violão).

Como funciona a Raps?

Além dos serviços de atenção primária e urgência-emergência, a Raps conta com serviços especializados que compõem o Departamento de Saúde Mental: Ambulatório de Saúde Mental e Centros de Atenção Psicossocial (Caps II – Transtornos Mentais Severos e Persistentes; Caps AD – Álcool e outras Drogas; CAPS i – Transtornos Mentais no público Infanto-Juvenil). Atualmente a rede conta com cerca de 70 servidores que atuam em 12 funções: médico (psiquiatras e clínicos gerais), enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo, agente em desenvolvimento social, psicopedagoga, auxiliar administrativo, equipe de apoio e coordenador. 

Leila explica que esta equipe se dedica a atender diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes, geralmente caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos atípicos, que afetam a vida e as relações humanas. “Entre os transtornos mentais mais comuns estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia, psicoses e dependência química. O acesso aos cuidados de saúde e aos serviços capazes de proporcionar tratamento e apoio é fundamental. Contudo, atuar nessas frentes é desafiador e requer contínuo preparo e dedicação dos profissionais”, observa.

Da Prefeitura de Toledo-PR