Cultura investe na manutenção do Teatro Municipal

15

Podemos dizer que um dos pulmões do Teatro Municipal de Toledo será “transplantado” em breve. O prefeito Beto Lunitti, acompanhado da Secretária de Cultura Rosselane Giordani, assinou essa semana o contrato autorizando a realização da manutenção corretiva do sistema de refrigeração do Teatro. 

O sistema de ar-condicionado central é do modelo Chiller e é responsável por toda a refrigeração do ambiente. Segundo os técnicos do espaço, além de regular a temperatura, o equipamento funciona como um grande exaustor, filtrando todo o ar do complexo. 

A secretária de Cultura ressaltou a importância desta manutenção e quantificou a magnitude do equipamento. “Esse investimento vai proporcionar segurança nesse momento para que o sistema de refrigeração do teatro esteja funcionando com 100% da capacidade. Esse sistema vai completar 22 anos, assim como o Teatro. A troca por completo de um sistema como esse, na atualidade, custa em torno de R$3 milhões”, informou Rosselane.

Ela também fez um relato do problema relacionado às manutenções do ar-condicionado: Em 2018 o sistema colapsou, pois só existia previsão de manutenção preventiva e não corretiva. Em abril de 2019 foi encaminhado processo de manutenção preventiva e corretiva. “Naquela ocasião foi realizada a manutenção corretiva do equipamento B. Desde 2019 estamos operando com apenas 50% da capacidade do equipamento, já que ele é um maquinário gigante e interligado, onde uma parte dá suporte à outra”, explicou a secretária. 

O prefeito visitou o Teatro no mês de março e constatou o problema, foi quando autorizou o remanejamento orçamentário para a solução em definitivo, já que não foram previstos recursos no orçamento de 2021 para esta finalidade. 

A empresa responsável pela manutenção foi contratada pelo valor de R$ 59.240,00 para substituir as peças necessárias, além do custo do serviço. O objetivo é deixar o teatro em plenas condições de funcionamento para quando as condições da pandemia permitirem o retorno das atividades culturais.

Da Prefeitura de Toledo-PR