“Currículo Top” transforma vidas e torna-se referência para o Paraná

6

Criado há cerca de dois meses pela Agência do Trabalhador de Toledo, o “Currículo Top” já começa a dar resultados que chamaram a atenção até do superintendente do Paraná do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Kronelis, que esteve na cidade na última sexta-feira (13). Ele convidou o gerente do órgão, Rodrigo Souza, a expor o projeto inovador em Curitiba na próxima reunião do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), em data que ainda será confirmada.

Até o momento, cerca de 200 pessoas já utilizaram o Currículo Top, uma ferramenta em que candidatos podem elaborar este documento quando buscam a vaga de emprego que tanto almejam, facilitando o preenchimento de dados pessoais, profissionais e escolar-acadêmicos, deixando-os dispostos em um layout mais padronizado e atraente. “Dos 150 trabalhadores atendidos diariamente pela Agência do Trabalhador de Toledo, em média 50% não tem um currículo. Destes, 80% não sabem preencher um currículo e 20% nem sequer sabem o que é isso, por serem pessoas simples, humildes e com baixa escolaridade. Daí surgiu esta ideia de criarmos algo que facilite a vida de quem busca uma posição no mercado de trabalho”, relata Rodrigo. “Ao fim do processo, o arquivo pode ser salvo no celular ou computador e enviado por e-mail para a empresa contratante. Se preferir, pode ir ao Centro da Juventude mais próximo ou à Agência do Trabalhador para imprimi-lo”, detalha.

Baseado no Google Forms, o Currículo Top está dividido em dez passos. Após inserir todas as informações que são solicitadas, estas são condensadas e enviadas para o e-mail do candidato. As pessoas que tiverem dúvidas sobre o procedimento, podem entrar em contato via WhatsApp com a Agência do Trabalhador pelo (45) 3252-6763. “Em breve, vamos disponibilizar um QR Code para as pessoas irem direto para o link da plataforma e também queremos adquirir 10 tablets para facilitar a realização deste procedimento em nossas instalações”, observa Rodrigo.

Headhunter

Com o objetivo de aumentar a empregabilidade de trabalhadores e empresas de Toledo, a unidade local da Agência do Trabalhador realiza, desde março, o serviço de headhunter, isto é, uma consultoria profissional seguida do devido encaminhamento de candidatos com o perfil adequado às vagas que são abertas pelos contratantes por meio do órgão. Em cinco meses, o preenchimento de 196 postos utilizaram esta metodologia e 160 foram preenchidos, 18 estavam em apuração no fim de julho e 21 acabaram ocupadas mediante outras fontes de captação.

Entre elas, está Aldria Stephanie Lima Morais, contratada por uma indústria de móveis localizada no Jardim Anápolis como soldadora, profissão que aprendeu no curso ministrado em junho na Unidade Móvel de Soldagem, uma capacitação viabilizada pela parceria entre governo municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai/PR).

Esta ação integra o “Toledo é + Emprego”, programa voltado à qualificação da mão de obra. “A princípio, a vaga era para colaboradores do sexo masculino, mas nossa equipe encaminhou a candidata e fez a empresa mudar de ideia, visto que ela tinha o perfil que estavam procurando”, recorda Rodrigo. “Nunca tivemos uma mulher na metalúrgica e essa novidade tem sido positiva. Foi uma decisão acertada, pois a Aldria tem se revelado uma profissional muito competente”, avalia a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos da empresa, Tamara Kern.

Contratada no início do mês, Aldria está satisfeita com a vaga conquistada. “Eu saí do emprego anterior em janeiro e buscava algo que fosse mais a minha cara e que tivesse um bom reconhecimento. O curso que fiz foi crucial para conseguir a vaga, pois o Senai é referência em cursos em que o aluno aprende de verdade, na prática”, destaca.

Selos

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, o “Currículo Top” terá, em breve, uma novidade que vai dar ainda mais destaque aos candidatos com maior grau de qualificação. À medida que forem participando de cada um dos cinco cursos qualificatórios (com 50 horas/aula cada) que serão oferecidos, eles ganharão estrelas que lhes darão melhores condições de ocupar postos de destaque e de maior remuneração.

O conteúdo das capacitações estão assim divididos:

1) Propósito, Trabalho e Carreira: O poder do seu propósito; Trabalho de qualidade; Carreira de sucesso. 

2) Foco, Disciplina e Produtividade: Gestão de tempo; O poder do foco; Aumentando a produtividade.

3) Empatia, Compaixão e Bom Atendimento: Psicologia humana; Colocando-se no lugar do cliente; Atendimento que gera fidelidade. 

4) Eneagrama, Relacionamento e Networking: Eneagrama aplicada ao dia a dia; Como lidar com pessoas; Networking, o maior ativo do século. 

5) Faturamento, Lucratividade e Renda: Aumentando o faturamento; Rentabilidade e lucratividade; Reconhecimento e renda. 

Da Prefeitura de Toledo-PR