Curso da FAG trata sobre exercício físico pós Covid-19

O corpo respondeu positivamente e venceu a Covid-19, mas e agora? Quanto tempo é preciso esperar para retomar a prática de atividade física? Qual rítmico de frequência? Quais cuidados devem ser tomados? Essas e outras dúvidas que envolvem essa doença não podem ser ignoradas, pois envolvem condições de saúde. Na tentativa de melhor capacitar os profissionais de Educação Física e área da saúde, o Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, campus de Toledo, oferta o curso Exercício Físico Pós Covid-19. A capacitação acontece no dia 20 de março.

O curso será ministrado pelo professor doutor, Raymundo Pires. Para ele, é essencial que os professionais estejam acompanhando as pesquisas que envolvem a doença para que assim possam melhor orientar os alunos e promover mais qualidade de vida.

“É importante à capacitação profissional para que o indivíduo acometido retome sua vida normalmente, que possa ter autonomia, qualidade de vida através da melhoria da condição física, nos aspectos cardiorrespiratório e musculoesquelético”, declara Pires.

O doutor destaca que as pessoas que tiveram a doença precisam adotar uma série de cuidados em relação à retomada da prática de exercícios físicos. “A análise individual, uma vez que a doença leva a diferentes distúrbios, entretanto, a disfunção pulmonar e musculoesquelético são os de maior comprometimento”.

METODOLOGIA APLICADA – O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para atuar na recuperação física para pessoas acometidas pela Covid-19, através de exercícios físicos; apresentar a etiologia da doença; promover o entendimento das bases e conceitos da atividade física e saúde; discutir sobre exercícios físicos para grupos especiais; demonstrar evidências e experiências que possam pautar um programa de exercícios físicos direcionados à recuperação física para pessoas que tiveram a doença.

“Durante o curso iremos trazer bases da atividade física, exercício físico, aptidão física, saúde e qualidade de vida, exercícios físicos preventivos e terapêuticos, atividade física e qualidade de vida, exercício físico para grupos especiais e exercícios físicos direcionados a recuperação da Covid-19”, explica o professor.

INSCRIÇÕES – As vagas são limitadas – 35 participantes – e as inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.fag.edu.br/mvc/nap/2224. O valor do investimento para acadêmicos da FAG/Dom Bosco é de R$ 160,00 para o público externo e profissionais é de R$ 190,00 – em até duas vezes no cartão.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria