Curso de Salvamento em Altura é realizado no Corpo de Bombeiros de Toledo

65

Oficiais e sargentos do Corpo de Bombeiros participam nesta semana do Curso de Salvamento em Altura no quartel de Toledo. São instruções práticas para 18 alunos do Paraná e dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Roraima.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Luis Eduardo Zarpellon, os participantes já receberam as instruções teóricas em Curitiba e, em Toledo serão orientados por dois majores nas atividades práticas na torre de treinamento da corporação.

“A nossa torre é a única no estado do Paraná e eles estarão até quinta-feira (23) com várias abordagens, desde a parte de segurança, evacuação de vítimas, resgate com macas tanto no sistema vertical como horizontal, sistema de polias, resgate em declive e treinamento com resgate de suicidas”.

CURSO – A torre de treinamento do Corpo de Bombeiros de Toledo possui uma estrutura de 16 metros. Construída em alvenaria ela é equivalente a um prédio de cinco andares e é utilizada para treinar salvamento e resgate em edifícios e no combate a incêndios em prédios. A obra foi executada com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros de Toledo.

“Cada unidade do Corpo de Bombeiro contribui de uma forma para a formação de todos os bombeiros e nós conseguimos construir essa torre para desenvolver essas habilidade nos nossos bombeiros. Por dispor dessa torre em Toledo, nosso quartel se tornou referência nesse tipo de treinamento”.

Zarpellon explica que esse é o primeiro curso de salvamento vertical oficial. “Nós tínhamos estágios, instruções, várias modalidades, mas esse é um curso bem tradicional a nível de bombeiros no Brasil. Praticamente todos os estados têm um curso específico e esse é o primeiro no estado do Paraná e os participantes vieram para Toledo. Isso é muito interessante pela contribuição que podemos dar para bombeiros de outros estados também”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO