Curso realiza aula inaugural com palestra sobre a formação do psicólogo

0 126

TOLEDO

O curso de Psicologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, promoveu a palestra magna: “A Formação do Psicólogo e o Compromisso Social da Psicologia”, ministrada pelo professor Pedro Paulo Bicalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A palestra foi, também, a aula inaugural do curso de Psicologia da Unioeste.

Bicalho palestrou sobre a regulamentação da profissão de psicólogo e sobre exercer a psicologia em um país desigual. “O trabalho do psicólogo ou da psicóloga sempre deve levar em conta isso (um país desigual), porque ele faz psicologia num país desigual e, portanto, a desigualdade como uma referência para esse psicólogo precisa comparecer no modo como se exerce a psicologia (seja ela jurídica, do trabalho, do trânsito, clínica, da saúde), independentemente de onde se faça a psicologia, é feita em um território de desigualdades”, afirma.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, ressalta a satisfação de ver o curso de Psicologia da Unioeste em funcionamento. “Desde o começo da minha gestão, eu busquei essa discussão com o campus de Toledo, e o campus entendeu que era necessário e possível. Esse diálogo (somado ao curso de História do campus de Marechal Cândido Rondon) viabilizou a possibilidade de termos um curso de Psicologia.

Um curso essencial, que a Unioeste ainda não tinha e que está aqui na cidade de Toledo, que vem dar uma dimensão nova e fortalece o nosso campus – um dos precursores da Unioeste. Estou muito satisfeito com o resultado dessa construção coletiva”, disse.

A diretora geral do campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti, parabenizou o curso pela realização da palestra magna, falando diretamente com os estudantes. “Queremos que vocês transformem primeiro a si mesmo e, na sequência, transformem a sociedade onde estão inseridos. Desta forma, vocês poderão construir um mundo mais comprometido socialmente, mais humano e mais empático”, menciona.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Rejane Teixeira Coelho, explica que a palestra ofereceu aos estudantes uma contextualização histórica do processo de construção da Psicologia como área de conhecimento e de atuação profissional. “Essa contextualização para os alunos, dando vários elementos históricos e, também, fazendo relações com outros países, é extremamente importante para situar e contextualizar para os alunos. Foi um processo muito rico, uma fala ampla e que será retomada para ser aprofundada em determinados momentos de conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do curso”, salienta. Também estiveram presentes os estudantes da primeira turma de Psicologia, professores do curso, a coordenadora de Psicologia, professora Rejane Teixeira Coelho; o membro do Conselho Estadual de Educação, Flávio Vendelino Scherer; o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais, professor Sílvio Antonio Colognese; a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Griziele Feitosa; a pró-reitora de Graduação, Aparecida Darc de Souza; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Sanimar Busse e a pró-reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso.

Deixe um comentário