Cursos gratuitos oportunizam conhecimento e abrem portas para o mercado de trabalho

A colocação de um candidato no mercado de trabalho, muitas vezes, esbarra em um dificuldade: a qualificação profissional. Esse tem sido um desafio que a Agência do Trabalhador de Toledo enfrenta há muito tempo em Toledo. O órgão sempre disponibiliza vagas em diversas áreas e, em muitas delas, é exigido que o candidato tenha o mínimo de conhecimento e preparação para atuar.
Neste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) firmou uma parceria com a Agência do Trabalhador para divulgar os cursos gratuitos ofertados com preparação para o mercado de trabalho.

“Nós identificamos na Agência do Trabalhador um local ideal para apresentar esses cursos porque os candidatos estão ali em busca de trabalho, de oportunidade, e nós auxiliamos nesse processo com um curso gratuito para qualificação”, comenta a gerente executiva do Senac Toledo Shenia Uez.

OPÇÕES – Os cursos gratuitos fazem parte do Programa Bolsas de Estudos e foram abertos três títulos gratuitos: E-commerce – Vendendo no Comércio Eletrônico (42h), Qualidade no Atendimento ao Cliente (40h) e Gestão de Pequenos Negócios Comércio e Serviços (40h).

“Em Toledo ofertamos em parceria com a Agência do Trabalhador uma turma com 30 vagas do curso Qualidade no Atendimento ao Cliente. Para os municípios da região também foram ofertados cursos para Assis Chateaubriand, Tupãssi, Palotina, Maripá, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste e Jesuítas. São dez vagas em cada título totalizando 30 alunos por cidade”, explica o técnico de Relações com o Mercado Oswaldo Brejanim Junior.

Os cursos iniciam na próxima semana. Shenia conta que as vagas de Toledo foram preenchidas rapidamente, o que mostra o interesse daqueles que buscam conhecimento. Para outras cidades da região de abrangência do Senac Toledo ainda há algumas vagas disponíveis. Novas turmas em todos os cursos serão abertas em breve, ampliando as opções de qualificação na região de abrangência do Senac Toledo.

“A proposta do curso é auxiliar o candidato que busca uma vaga de trabalho ou quer aperfeiçoar seus conhecimentos. O nosso modelo pedagógico é totalmente focado para o mercado de trabalho”, salienta Shenia.

NOVIDADES – Além da parceria com o Senac, a Agência do Trabalhador também planeja a contratação de outros cursos preparatórios com diversas instituições do município. “Estamos realizando o levantamento dos cursos de maior procura baseado na solicitação de mão de obra. A ideia é trabalhar com cursos que tenham uma abordagem para os jovens, com objetivo de incentivar o empreendedorismo nas mulheres e algumas vagas operacionais, que é uma área que também tem muito demanda”, pontua o gerente da Agência Rodrigo Souza.

Da Redação

TOLEDO