Declaração médica é indispensável nessa nova etapa de vacinação

21

Para minimizar fraudes neste momento de vacinação contra a Covid-19, o Município de Toledo estipulou dois modelos de declaração médica que serão aceitas para a vacinação nesta próxima etapa que inicia hoje (7). Neste momento serão imunizadas as pessoas com Síndrome de Down, portadores de insuficiências renal crônica em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades e portadores de deficiência.

A secretária da Saúde Gabriela Kucharski explica foram adotados dois modelos de declaração. Um deles é do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), que está disponível no site do órgão, onde o médico pode fazer e enviar para o paciente. “É muito importante salientar que, conforme nota orientativa que saiu na quinta-feira (6) do Conselho, essa declaração deve ser feita pelo médico assistente do paciente. Isto é, o profissional que já acompanha o paciente”.

O segundo modelo está disponível no site Município. Na declaração será possível marcar a comorbidade que o paciente tem. O documento deve ser preenchido no computador, impresso e carimbado com o CRM-PR e assinado pelo médico e pelo paciente. Não serão aceitas declarações rasuradas, sem carimbo com o CRM-PR e sem assinatura do médico ou cópias. Declarações cuja as comorbidades não estejam indicadas também não serão aceitas.

“A declaração ainda será retida quando a aplicação da primeira dose da vacina para fins de averiguação. Todo paciente com comorbidades que for vacinado nós vamos reter essa declaração para que, num segundo momento, se for necessário, para investigar uma possível fraude. E se houver fraude, como está explícito no formulário, o próprio profissional responde ética, civil e criminalmente pela fraude”, complementa a secretária.

OPERACIONALIZAÇÃO – O Município contabiliza, aproximadamente, 6.800 pessoas com comorbidades. Gabriela esclarece que essa nova fase de vacinação será estendida o tempo necessário para vacinar toda a população deste grupo prioritário. “Estamos seguindo restritamente o Plano Nacional de Vacinação que indica a necessidade de um atestado médico para a declaração da comorbidade”.

Dentro do Sistema de Saúde Pública, o Município fará nos próximos dias a operacionalização da entrega das declarações aos pacientes atendidos pela rede. No sistema de saúde privado ou suplementar, a secretária pontua que o fato do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) disponibilizar um formulário pelo site que pode ser enviado por e-mail para o paciente, torna bastante prática a emissão da declaração pelo médico que faz o acompanhamento do paciente.

PROFESSORES – Após o anúncio do governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior sobre o retorno gradativo das aulas presenciais na Rede Estadual de Educação na próxima segunda-feira (10), existe uma preocupação com a vacinação dos profissionais da Educação e se eles já seriam incluídos nessa etapa. A secretária de Saúde esclarece que o Município de Toledo ainda não recebeu o quantitativo de vacinas destinadas aos professores. “O Plano Estadual de Vacinação ainda não foi alterado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Só podemos fazer alterações dos grupos prioritários a partir de uma alteração nos planos estadual e nacional de vacinação. Aguardamos orientações específicas do Estado e da Sesa em relação a vacinação dos trabalhadores da educação”, enfatiza.

ORIENTAÇÃO – Em relação a vacinação, a Secretaria de Saúde tem frisado desde o início da imunização contra a Covid-19 que não há necessidade de formar filas na madrugada para ser vacinado. “Nós entendemos a ansiedade da população, mas o Estado tem mantido o máximo de celeridade na distribuição das doses. Uma vez que elas chegam em Curitiba, em 24 horas já estão aqui na Regional prontas para distribuição aos municípios. As doses estão vindo, temos ficamos muito pouco tempo aguardando. Sempre retomamos a vacinação logo que chegam as doses. Haverá vacina para todos”, concluiu a secretária da Saúde.

Da Redação

TOLEDO