Decreto homenageia Ivan Cesar Rossoni com denominação de estrada rural

27

Foi assinado na tarde desta terça-feira (23), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o Decreto nº 292/2021, que denomina como “Estrada Rural Ivan Cesar Rossoni” o trecho de 10,1 quilômetros da OT-003 entre a igreja católica de Linha Mandarina (Capela Nossa Senhora do Caravaggio) e o Rio Santa Quitéria, limite natural entre Toledo e São Pedro do Iguaçu. Convidados pelo prefeito Beto Lunitti e pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, os familiares do homenageado prestigiaram o ato.

O decreto passa a valer a partir de amanhã, quando será publicado no Órgão Oficial do Município. “É uma homenagem simples, mas que reconhece a importância do Ivan para a história de Toledo, tanto do ponto de vista cidadão quanto do familiar e econômico. Em breve, vamos iniciar um trabalho para colocar placas indicativas na via, sinalizando que aquele trecho tem agora o nome dele”, anuncia Beto cuja assinatura, ao lado da do secretário da Administração, Mauri Reffatti, consta no decreto. 

Em razão da morte prematura de Ivan Cesar Rossoni, Ademar comentou que a homenagem é justa, mas que está sendo prestada com muita dor no coração. “Ele foi embora muito cedo e estava se tornando um líder com grande potencial político e faz muita falta num cenário com escassez de lideranças como estamos vivendo. Toledo e região perdeu muito com o falecimento dele”, analisa.

Duas cópias do decreto foram entregues aos convidados, sendo que uma ficou com Edio Rossetto, radialista que sugeriu ao prefeito tal homenagem. “O Ivan era um ‘pai’ para a comunidade da Linha Mandarina, sempre disposto a ajudar os vizinhos nos momentos mais difíceis. Era meu desejo que este reconhecimento acontecesse tão logo houve a tragédia que o vitimou, mas o Beto e o Ademar, com sua sensibilidade, entenderam que o melhor momento era este e tudo saiu melhor que o planejado”, avalia.

A outra cópia do decreto ficou com Ane Rossoni, esposa de Ivan por 32 anos e mãe dos três filhos do casal: Ivan Filho, Marcelo e Bruno. “Por muito tempo ele ajudou na manutenção deste trecho da estrada que agora tem o nome dele. Em nome da nossa família, nosso ‘muito obrigado’ a todos que tornaram possível”, agradece.

Sobre o homenageado

Pecuarista e empresário bastante respeitado em Toledo, Rossoni faleceu, aos 57 anos, em 21 de abril de 2020 em razão da queda do avião de sua propriedade que pilotava. A aeronave caiu a 400 metros de distância da pista de pouso que mantinha na fazenda da qual era dona, em Linha Mandarina. 

Também estava a bordo Luciane Gasparin, amiga de Rossoni, que também não resistiu ao acidente. À época, Rossoni ocupava a segunda suplência de deputado federal conquistada graças aos 17.548 votos recebidos na eleição de 2018.

Da Prefeitura de Toledo-PR