Depen realiza capacitação dos servidores em Toledo

28

Servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) participaram, nesta semana, do Curso de Formação de Brigadista Penitenciário realizado na sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Toledo. A capacitação é realizada através do Setor de Combate a Incêndio (SCI) e tem como objetivo capacitar os servidores das unidades prisionais para compor o setor de combate a incêndio.

Cerca de 90 técnicos e policiais penais da Regional de Cascavel participaram entre terça-feira (19) e quinta-feira (21) da capacitação. Durante o curso, os profissionais tiveram contato com equipamentos de combate a incêndio, receberam orientações de evacuação de ambientes em situações emergenciais, instruções de primeiros socorros, entre outros treinamentos.

“O objetivo é que esses profissionais tenham contato com o setor de brigadista para que, num eventual incêndio dentro das unidades prisionais, eles possam atuar até a chegada do Corpo de Bombeiros. É uma capacitação para prepara-los para fazer o atendimento primário, o isolamento do local, o primeiro combate a incêndio e o resgate das vítimas até a chegada da equipe especializada do Corpo de Bombeiros”, explica o coordenador Regional do Depen, Thiago Correia.

Cerca de 90 profissionais da Regional de Cascavel participaram do curso – Foto: Franciele Mota

MODERNIZAÇÃO – A formação de brigadistas atende uma demanda antiga do Departamento Penitenciário. Todas as unidades penais do Estado são atendidas com esta capacitação, a fim de que cada uma forme a sua brigada de incêndio. “Esse treinamento faz parte de um processo de capacitação e modernização do sistema prisional. Na Regional de Cascavel ele acontece desde o ano de 2019 e o objetivo é formar 100% dos servidores que trabalham nas penitenciárias e cadeias públicas no entorno de Cascavel”.

PREPARO – O coordenador Regional do Depen salienta que essa formação é essencial para garantir a segurança da equipe de servidores nas cadeias e penitenciárias e também dos presos no caso de qualquer eventualidade. Thiago Correia cita um caso de incêndio que começou em uma cela de uma das penitenciárias de Cascavel. Na época, os presos atearam fogo em um colchão o que ocasionou transtornos no local e um risco iminente para as vidas daquelas pessoas.

Vídeo: Caio Reolon

“Neste caso, os servidores do plantão que estavam capacitados para atuarem neste tipo de ocorrência, rapidamente se dirigiram até o local, fizeram o desencarceramento, controlaram o incêndio e realizaram os primeiros atendimentos até a chegada da equipe especializada e as autoridades competentes. Então, a proposta é capacitar o servidor e tornar o policial penal uma das polícias mais preparadas do Estado do Paraná”.

No curso que aconteceu, nesta semana, participaram cinco profissionais que atuam na Cadeia Pública de Toledo. A escolha da Apac para realizar essa capacitação foi devido as características da estrutura do local que atenderam a demanda de atividades durante os três dias. “Nós agradecemos a Apac por ceder o espaço para que os policiais penais pudessem participar da capacitação”, conclui Correia.

Da Redação

TOLEDO