Deptrans apresenta balanço das ações do Movimento Maio Amarelo

Durante todo o mês passado, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) promoveu diversas ações com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito. As atividades fizeram parte da programação do Movimento Maio Amarelo e o objetivo era chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em especial em Toledo. 

Segundo os dados do Departamento de Trânsito (Deptrans), somente nos quatro primeiros meses de 2021, Toledo registrou 448 acidentes de trânsito e o resultado foi 513 feridos e 13 vítimas fatais. “É um número bastante alto e que neste ano tem ficado um pouco escondido devido à pandemia”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito da SMST, GM Valdemir Ladeia. Sobre o movimento, Ladeia afirmou ser uma uma ação envolvendo o poder público e a sociedade civil. “É colocar em pauta a segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade”.

Em Toledo a abertura oficial aconteceu na Prefeitura com a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Vereadores e demais integrantes da administração municipal. “Além das estruturas ligadas aos governos, contamos com empresas, entidades de classe, associações e a sociedade civil organizada para discutir o tema, promover ações e propagar a questão da segurança no trânsito nas mais diferentes esferas”, explica o secretário da SMST, Arthur Almeida. 

Entre as ações de conscientização foram realizadas palestras no Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda, para alunos dos Pré, I e II, com a participação de 27 crianças, sendo distribuídos laços amarelos aos alunos e professores, e também no Biopark contando com a participação de 67 pessoas. Também aconteceram quatro blitze educativas nos dias 12, 19, 26 e 31. “Também oferecemos apoio às ações do Sest/Senat e Núcleo de Transportadoras em algumas ações pontuais no interior e estradas rurais”, informou Ladeia. 

Outra atividade importante foi a presença, durante todo mês, do módulo móvel para orientações quanto às alterações da legislação de trânsito, atendimento aos idosos e deficientes para renovação e confecção da credencial, entre outros trabalhos. “Isso aproxima à corporação da comunidade e demonstra que a função da GM e do Deptrans é bastante abrangente”, frisa Arthur Almeida. Além disso, foram colocadas faixas, confeccionadas em parceria com diversas empresas, com referência ao tema ‘Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito’, fixadas no entorno do horto florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth, e distribuídos aproximadamente 3 mil laços amarelos.

Da Prefeitura de Toledo-PR