Deptrans fará ação ‘tira-dúvidas’ na próxima semana

3

A partir da próxima segunda-feira (26) até sexta-feira (30), a Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio do Departamento de Trânsito (Deptrans) vai realizar uma ação de ‘tira-dúvidas’ na Praça Willy Barth, no Centro. A atividade tem como finalidade esclarecer junto a população as mudanças no Código de Transito Brasileiro (CTB), vigentes desde o último dia 12.

O trabalho de orientação será das 9 horas às 12h e das 13 horas às 16 horas por agentes da Guarda Municipal. O secretário da pasta Arthur Rodrigues de Almeida explica que na oportunidade, a população poderá fazer a renovação da credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos, além daqueles que precisam renovar o exame toxicológico.

“É um atendimento geral a população tendo e vista as mudanças que ocorreram recentemente e que podem gerar alguma dúvida. Por isso a preocupação de manter um diálogo com a população. Esse é o momento para esclarecer todas as dúvidas, compreender as mudanças e os impactos para o cidadão”, explica o secretário.

ALTERAÇÕES – Ao todo, o CTB sofreu 57 modificações, sendo 46 alterações, dez inclusões de artigos e a renovação de outro. Entre as principais pontos modificados estão: prazo de validade para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade mínima para crianças em motocicletas, luz baixa durante o dia em rodovias, circulação de motocicletas com farol apagado ou sem viseira/óculos de proteção, porte de CNH, validade do exame toxicológico.

Outros pontos modificados são: infração para quem não reduz velocidade ao passar por ciclista, advertência por escrito automática para infrações leves e médias, prazo para indicação de condutor infrator, defesa prévia, expedição de notificação de penalidade e comunicação de venda, redução da penalidade para quem deixa de transferir o veículo no prazo, benefício para bons condutores, multa para quem para em ciclovia ou ciclofaixa, curso preventivo de reciclagem, conversão de pena privativa de liberdade e equipamentos de retenção de crianças.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria