Descida de rapel é uma das atividades da Semana da Juventude

11

Na segunda-feira (27), 20 jovens dos Centros da Juventude (CJU’s) de Toledo tiveram a experiência de descer de rapel da torre de treinamentos do 4º Grupamentos de Bombeiros (GB). A atividade fez parte da Semana da Juventude e foi proporcionada pela Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria da Juventude, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e foi voltada para pessoas matriculadas no CJU Marcio Antonio Bombardelli – Jardim Europa, ou CJU Mariana Luiza Von Borstel – Coopagro.

Inicialmente os jovens passaram por um treinamento teórico sobre Primeiros Socorros, que envolve o atendimento inicial ao politraumatizado, identificação de elementos no local do acidente, tipos de traumas, etc. Na sequência, desceram de Rapel pela torre de treinamento, sob a segurança de bombeiros do 4º GB, localizados no alto da torre e também no solo. A edificação tem 16 metros de altura e simula um prédio de cinco andares. Possui sistema de combate a incêndios com hidrantes, fosso, sacadas, janelas e ancoragens.

“O objetivo é dar oportunidades aos jovens, trazer ações, levá-los em espaços diferentes e oferecer essas experiências para eles também. É uma semana diferenciada”, explica a coordenadora do CJU Coopagro, Aline Turmina. Ela ressalta que os jovens estavam ansiosos para o momento de praticar o Rapel. “Eles estão gostando porque o Rapel é um esporte radical que nem todos têm esse acesso. Tem também esse fator da adrenalina, aventura”, pontua.

Além das atividades lúdicas, os Centros da Juventude buscam trabalhar a interação e amizade entre os jovens, aprimorando a socialização. Para Aline, o propósito é acolhê-los dando o máximo de conhecimento e oferecer experiências que não estariam no dia a dia deles fora do CJU. “Esses jovens, muitas vezes vêm de casa com suas emoções, angústias, dúvidas, e ali a gente os acolhe para que eles se sintam em casa. É o espaço deles, a gente quer que eles se apropriem desse espaço”, finaliza a coordenadora.

Guilherme Oliveira de Messina, de 15 anos, que frequenta o CJU Coopagro, e José Pedro Rodrigues de Oliveira, 14 anos, do CJU Europa, desceram de Rapel e tiveram experiências semelhantes: o conhecido “frio na barriga”. “Está sendo bem legal, coisas novas. No início deu um frio na barriga, mas depois que você desce é de boa. Aprendi bastante coisa. Se acontecer um acidente eu vou saber como dar os primeiros socorros”, conta Guilherme, que está em um projeto de skate no CJU, e recentemente aderiu ao Programa Agente de Cidadania e vai receber uma bolsa de R$ 306,00 mensais.

José Pedro, que participa de cursos no CJU Europa, afirma que os bombeiros ensinaram bem sobre os temas e atividades do dia. “Está sendo bem interessante aprender sobre os primeiros socorros e descer no Rapel. A hora que chega lá em cima dá um frio na barriga, mas quando começa a descer já é mais tranquilo”, finaliza.

O Primeiro Sargento do 4º GB, Almir Gonçalves, destaca que é uma satisfação receber o pessoal dos Centros da Juventude. “A gente sabe que é de suma importância o trabalho que eles desempenham. E de mais importância ainda é esse pessoal conhecer as atividades de alguns segmentos da cidade, dentre elas a nossa”, explica. 

Sobre a resposta dos jovens em relação à tarde de atividades, Gonçalves diz que foi muito satisfatória. “Dá para ver no rosto deles a satisfação e alegria de estarem conhecendo o Corpo de Bombeiros e suas atividades. A partir desse contato que eles tiveram com a nossa profissão, eu acredito que isso desperte o interesse neles em desenvolver um papel importante na sociedade”, finaliza o militar.

Da Prefeitura de Toledo-PR