Deseco e Senac abrem 200 vagas para nove cursos profissionalizantes em Toledo

3

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo (Deseco) acaba de firmar convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR) que resultará na oferta de 200 vagas para nove cursos profissionalizantes gratuitos que serão ministrados no segundo semestre deste ano. As inscrições já estão sendo realizadas pelo WhatsApp da Agência do Trabalhador de Toledo: (45) 3252-6763.

O gerente do órgão, Rodrigo Souza, observa que mulheres e jovens são o público-alvo preferencial desta ação de qualificação laboral. “A escolha destes cursos se baseou em um levantamento de demanda que fizemos junto aos empreendedores de Toledo. Diferente da parceria que fizemos com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], mais voltada à parte operacional, esta foi focada na área técnico-administrativa de empresas dos setor terciário, isto é, comércio e prestação de serviços”, explica.

Rodrigo destaca que estes cursos fazem parte de uma “onda de qualificação” que Toledo tem vivido nos últimos meses. “A gente sabe que o mercado de trabalho em Toledo exige muita qualificação e experiência da mão de obra. Nós tentamos contribuir da melhor forma e a melhor forma é a qualificação profissional. Por isso, contratamos cursos para atender esta necessidade e oferecer oportunidade àquelas pessoas que procuram mudar de vida ou de profissão, ou para quem ainda não tem uma”, comenta.

“Somos uma das cidades que mais geram empregos formais e estas parcerias têm potencial para transformar a história de centenas de trabalhadores. A melhor forma de ajudá-los é oferecer suporte para que eles consigam um emprego digno em que possam prosperar. Este é um dos papéis do poder público e é nesta perspectiva que temos trabalhado todos os dias”, salienta.

O secretário responsável pela Deseco, Diego Bonaldo, observa a amplitude e a assertividade dos cursos que serão oferecidos graças à parceria com o Senac/PR. “São capacitações nas áreas de tecnologia e serviços, setores que estão crescendo muito em nosso município e que sofrem com carência de mão de obra aqui e em todo o Paraná. Destina-se por exemplo para empresas que querem, por exemplo, alguém mais qualificado para controlar o estoque. Estamos dando uma atenção especial a estes segmentos, tanto que estamos alinhando esta ação a demandas específicas deles”, pontua.

Programação de cursos

16 a 30/07 – Qualidade no atendimento ao cliente – 15 horas/aula – 25 vagas;

03 a 10/08 – Administração de crédito e de cobrança – 15 horas/aula – 25 vagas;

16 a 27/08 – Lógica de programação – 30 horas/aula – 20 vagas;

08 a 23/09 – Básico de linguagem de programação para adolescentes – 36 horas/aula – 20 vagas;

09 a 30/09 – Televendas-habilidades para negociar e vender – 21 horas/aula – 25 vagas;

07 a 22/10 – Alongamento de cílios – 21 horas/aula – 20 vagas;

13 a 28/10 – Programação em Java – 36 horas/aula – 20 vagas;

03 a 11/11 – Preparo de massas, pizzas e lanches – 21 horas/aula – 20 vagas;

04 a 25/11 – Organização dos almoxarifados – 21 horas/aula – 25 vagas.

TOLEDO