Dezembro Laranja: chegada do verão redobra os cuidados para evitar o câncer de pele

0 11

Com a chegada do verão no Hemisfério Sul no último dia 21 de dezembro, um personagem indesejável passou a ocupar a lista de preocupações com a saúde das pessoas: o câncer de pele. Responsável por cerca de 30% de todos os casos da doença no Brasil, este tipo de tumor tem inclusive uma campanha especial de conscientização para os cuidados com a pele, o Dezembro Laranja.

Referência na produção de medicamentos no Brasil, a Prati-Donaduzzi convidou a cirurgiã-oncológica e especialista em câncer de pele, Mariana Taís Ferreira Moreira, para alertar dos riscos desta grave doença.

“É importante ter a consciência que devemos cuidar da nossa pele todos os dias. Sempre que possível, precisamos evitar exposição solar entre 10 e 16h. Mas se estiver sob sol, é necessário usar chapéu de abas largas, óculos de sol, camisas de mangas compridas e calças com proteção UV. Também é recomendável se proteger debaixo de um guarda-sol, barracas ou até mesmo um guarda-chuva”, explica a Dra. Mariana.

Outro componente fundamental para a proteção é o uso recorrente de protetores solares, que variam para cada pessoa. “Temos que nos atentar para o nosso tipo de pele e assim escolher qual o protetor adequado. Ele deve ser aplicado em toda a pele para fora da roupa. Se for ficar em ambiente fechado, a cada 4h reaplicamos, ou a cada 2h se estiver em um local externo. Além disso, quando transpiramos ou molhamos a pele, devemos secar a pele e reaplicar o protetor, no mínimo, FPS 30. Importante não esquecer do protetor labial também”, afirma a cirurgiã-oncológica.

TIPOS DE CÂNCER DE PELE – Existem dois tipos de tumor de pele: o melanoma e o não melanoma. O primeiro tem potencial mais agressivo e pode aparecer em qualquer parte do corpo. “Nas pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés”, afirma a Dra. Mariana.

Já o não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. “Geralmente esse tipo de câncer cresce mais lentamente, com apresentação de bolinha branca, rosada ou da cor da pele”, explicou a especialista. Segundo ela, as pessoas com peles mais sensíveis ao sol são as que precisam ficar mais atentas nestes cuidados. “Quem tem pele clara, olhos claros, cabelos claros ou várias pintinhas pelo corpo, mesmo as sardinhas, apresenta maior risco”, alerta.

Por fim, a cirurgiã-oncológica diz quais são os pontos de atenção que indicam uma visita ao médico. “Qualquer ferida na pele que não melhore por mais de um mês, que esteja crescendo ou ficando diferente, em especial as lesões escuras, precisam ser avaliadas por um médico. Lesões com mais de 6mm de diâmetro, uma pinta que está evoluindo, passou a sangrar ou tem a presença de cores diferentes na mesma pinta precisa ser investigada”, disse a Dra. Mariana.

TOLEDO

Deixe um comentário