Dezenas de trabalhadores participam do Sine Itinerante no CEU das Artes

2

O Centro de Artes e Esportes Unificado de Toledo (CEU das Artes), no Santa Clara IV, foi palco nesta segunda-feira (19) da estreia do Sine Itinerante, ação da diretoria do Departamento de Emprego e Renda de Toledo, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo (Deseco), que tem o objetivo de levar os serviços da Agência do Trabalhador, órgão que integra o Serviço Nacional de Empregos (Sine), a várias regiões do município. Durante o dia, 83 pessoas que buscam emprego foram cadastradas e encaminhadas para empresas de todos os portes que estão oferecendo mais de 200 postos de trabalho nas áreas operacional, técnica e estratégica com salários que variam de R$ 1.200 a R$ 5.000.

Entre elas está Zenilda Valdelina da Silva, que está em busca de uma das 80 vagas abertas para o cargo de auxiliar de produção numa indústria farmacêutica. “Estou com muita esperança de ser chamada e contratada. Estou desempregada há alguns meses e esta ação representa uma grande ajuda para quem passa pela mesma situação”, avalia.

O gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, explica que o Sine Itinerante foi uma ideia que surgiu em maio, durante encontro com empresários. “Percebemos a necessidade por parte das empresas de irmos ao encontro dos trabalhadores, descentralizar as atividades do Sine aqui em Toledo, ampliar o alcance das nossas ações, estar mais próximo das pessoas, cadastrando-as, ajudando-as na elaboração de currículos e encaminhando-as para entrevistas de emprego”, pontua.

Ao todo, 125 encaminhamentos foram realizados durante todo o dia. “Nossa avaliação é muito positiva. No início do ano nós fizemos um teste no Centro da Juventude do Coopagro, agora, após o Site Itinerante chegar ao Santa Clara IV, estamos mapeando alguns lugares no município para podermos realizar esses encaminhamentos, inclusive no interior, que é o nosso próximo passo para os meses subsequentes”, informa.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destaca que esta atividade cumpre um dos objetivos do CEU das Artes. “Receber o Sine Itinerante é extremamente importante, pois nos ajuda a cumprir a missão deste espaço, que agrega cultura, arte, esporte e também cidadania, e a geração de emprego e renda é um dos principais instrumentos de promoção da cidadania”, salienta. “Isso sem falar que as pessoas que vêm em busca de uma colocação no mercado de trabalho podem conhecer a estrutura e os serviços oferecidos, incluindo os profissionalizantes, como a oficina de artesanato voltado a confecção de bolsas”, acrescenta.

Da Prefeitura de Toledo-PR