Dia da Língua Portuguesa: o idioma versátil e desafiador

0 279

Na data de 10 de junho é celebrado o Dia da Língua Portuguesa. Ao redor do mundo são nove os países que têm a língua como idioma oficial. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe são os países que abrangem realidades, totalmente, extintas que refletem na multiplicidade da linguagem.

“A data é uma ‘chamada de atenção para aquilo que nos une como nação”, cita a coordenadora do curso Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo, Janice Salvado. “Nosso idioma é um traço absolutamente importante nesse processo de pertencimento, de identidade, de constituição do nosso jeito de ser brasileiro”.

Para Janice, a Língua Portuguesa é encantadora, versátil, adaptável e é algo vivo que se ajustas aos mais variados contextos e situações. Ela pontua que o idioma é rico, tem inúmeras possiblidades, admite inúmeras variações e se adapta em assuntos e interesses variados.

Em relação as dificuldades, a Língua Portuguesa tende a esbarrar na ideia de que é um idioma difícil, fator que desencadeia distanciamento, principalmente, no que se refere ao ensino. Janice declara que essa ‘dramatização’ do idioma nem sempre permite que a valorização do idioma e o reconhecimento de uma língua que se adapta as circunstâncias.

ENCANTOS DA LÍNGUA – “É preciso promover e dar aos jovens e as crianças condições para compreenderem o caráter da língua. Ela é repleta de normas e dependendo da situação é necessário dominar essas dificuldades e não generalizar, principalmente na educação”, salienta ao pontuar que os docentes precisam diversificar, usar estratégias para mostrar aos jovens como essa língua é bonita, viva e permite que as pessoas possam agir de modo único, pelo qual outros instrumentos não permitiriam fazer.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário