Dia do Químico: “Na verdade, sem a química, o mundo seria sem graça”, afirma profissional

197

Hoje (18), é comemorado o Dia do Químico. O trabalho desse profissional vai muito além da ‘tabela periódica’. Como em qualquer outra profissão é preciso ter vocação para estudar as alterações e transformações sofridas pela matéria que incluem o solo, o ar, a água, os metais, os poluentes e os minerais e, além de suas propriedades e composições.

“Infelizmente, a ciência no Brasil tem perdido, a cada dia, investimentos por parte dos governos e será necessária uma valorização da ciência e dos cientistas para mudar as panorama que vivemos hoje”, avalia a docente do curso de Química e do Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste de Toledo, Marcia Borin da Cunha. “Nos últimos anos, o investimento público em Ciência e Tecnologia diminuiu drasticamente, resultando em cortes de bolsas de pesquisa e defasagem tecnológica em laboratórios e universidades. Isso tem impacto direto no avanço das pesquisas em todas as áreas e a química entra neste pacote”.

Marcia declara que, apesar do cenário de desvalorização, a pandemia mostrou o quanto a sociedade precisa de ciência. “Precisa de químicos, biólogos, físicos, médicos, etc. e a atuação dos profissionais da química se destacou no meio científico e na sociedade, por meio da fabricação de produtos, desenvolvimento de processos e equipamentos para o combate e prevenção do vírus, e informação correta e confiável. Lembramos que os materiais médicos são feitos por substâncias estudadas pelos químicos, o gás oxigênio usado nas UTIs é produzido graças ao conhecimento da química e a qualidade de produtos passa por supervisão dos profissionais da química”, enfatiza.

A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA – Para a profissional, a química tem uma contribuição essencial à humanidade contribuindo na agricultura, medicamentos, vestuário, construção civil, transporte, comunicação, entre outros. “Imaginem a nossa vida sem o estudo da química? Graças a química, o nosso mundo se tornou um lugar mais confortável para se viver. Nossos carros, casas, roupas são o que são pelas mãos da ciência e da química. E nosso futuro depende da química, na busca de novas possibilidades energéticas, no provimento de água e saneamento básico seguros para o ser humano. Na produção de medicamentos e na melhoria do meio ambiente contaminado. Enfim, um mundo sem a química seria um mundo sem materiais sintéticos e isso significa sem celulares, sem computadores, sem shampoo, creme dental, sem batom, sem a cor das tintas que embelezam nossas cidades. Na verdade, sem a química, o mundo seria sem graça”.

Da Redação

TOLEDO