Dia do Silêncio: como a poluição sonora interfere na qualidade de vida

3

O veículo transita pela rua, mas quem está dentro de casa consegue identificar a música que o condutor está ouvindo, pois o volume é exageradamente alto; a construção ao lado do escritório mal deixa a telefonista escutar o cliente do outro lado da linha; o aconchego do lar também não é o lugar mais licencioso: secador de cabelo, som de televisão, aspirador de pó, conversas paralelas, entre outras situações que geram condições de poluição sonora.

Promover a conscientização para evitar a poluição sonora causada por ações humanas é o foco do Dia do Silêncio – celebrado na data de 7 de maio. A poluição sonora é consequência de uma atividade humana que gera degradação ao meio ambiente. Esse excesso de ruídos pode interferir na qualidade de vida e, consequentemente, na saúde humana.

A perda da audição é uma das consequências da poluição sonora. “Quando escuto os carros passando com som alto, infelizmente, já vejo aquele condutor e os passageiros como futuros pacientes com elevadas chances de terem problemas de audição”, relata a otorrinolaringologista, Claudiane Mozer de Assis, ao reforçar que muitas situações de poluição sonora podem ser evitadas.

A perda de audição interfere diretamente na comunicação. As limitações auditivas podem refletir no cotidiano, desencadear o isolamento e outras doenças mais graves. A profissional destaca que não importa a idade, ouvir e entender a mensagem faz parte dos sentidos e refletem na qualidade de vida, por isso, é fundamental evitar situações de poluição sonora, pois o cotidiano com os ruídos do trânsito, das obras, entre outros já interferem na qualidade de vida.

PROCESSO NATURAL DO ORGANISMO – A médica comenta que não tem como fugir da natureza. Com a idade, as células da adição tendem a sofrerem um desgaste considerado um processo natural do organismo, da mesma forma que a pele perde elasticidade, a cor do cabelo, a visão. No ouvido ocorre o mesmo, porém, ainda existe mais resistência no processo de aceitação, por isso, é essencial cuidar da saúde auditiva e evitar condições de poluição sonora.

Da Redação

TOLEDO