Dia V: Secretaria de Saúde promove ações para ampliar cobertura vacinal

2

Durante todo o mês de outubro, as unidades básicas de saúde (UBS’s) de todo o Brasil estão abertas para disponibilizar as doses dos 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. Em Toledo, a Secretaria de Saúde trabalha para atualizar a caderneta de vacinas de todos os munícipes, em especial crianças e adolescentes e ampliar a cobertura vacinal. Alinhada com a campanha nacional, Toledo preparou uma força tarefa para o próximo sábado (16), das 8h às 17h.

O ‘Dia V de Vacinar’ vai ser realizado nas 23 UBS’s toledanas, na sede e no interior, e para auxiliar na divulgação dos trabalhos a administração vai contar com a parceria da Família Rotária de Toledo. De acordo com os representantes dos clubes de serviço rotarianos presentes no encontro realizado na segunda-feira (11), Jeferson Fink e Nanci Nogueira Teste, o Rotary trabalha em prol da erradicação da poliomielite no mundo.

Como no Brasil, houve a decisão do Ministério da Saúde em unificar as campanhas, os integrantes buscam novas formas de participar. “Temos uma obrigação para com a sociedade em participar deste trabalho. Nosso foco principal é a erradicação da pólio, porém como o Brasil vai realizar uma campanha diferente estamos encontrando formas de contribuir”, disse Fink. Os clubes, em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica, entenderam que a melhor forma de auxiliar é trabalhando na divulgação, por meio da rede rotária. “Vamos auxiliar com o trabalho na publicidade, propagação nas mídias sociais, faixas para distribuir no município com incentivo a participação da população e carro de som”, explicou.

Para o prefeito Beto Lunitti este tipo de ação reflete o desejo da população em contribuir para que todos tenham mais saúde. “Sabemos da importância das vacinas para erradicar doenças, como a poliomielite, que temos pouquíssimos registros em nível mundial. Só temos a agradecer os Rotarys que estão empenhados em nos ajudar nesta ação”, comentou.

Onde vacinar – Durante todo o sábado (16), das 8h às 17h, os cidadãos poderão procurar as unidades básicas de saúde dos bairros e nos distritos de Novo Sarandi e Vila Nova, para verificar se tem alguma vacina em atraso e atualizar a caderneta. Também será possível pegar declaração de vacinas. Em algumas UBS’s também serão realizadas ações em alusão ao Outubro Rosa. “Em especial neste período de pandemia, muitas pessoas acabaram se descuidando do calendário de vacinas, por isso é importante ir até uma UBS. É preciso que as pessoas venham vacinar, estaremos com as portas abertas para este momento especial”, disse a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.

Da Prefeitura de Toledo-PR