Dilceu Sperafico avalia atual panorama político em Toledo

0 77

O ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Dilceu Sperafico participou do programa “Fim de Tarde com o Editor”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, ás 17h, nas redes sociais do JORNAL DO OESTE. Sperafico comentou sobre sua pré-candidatura e o panorama político em Toledo para o próximo pleito. Em um bate-papo descontraído, ele ainda afirmou que o Progressistas vai apoiar Ratinho Junior à reeleição ao Governo do Estado do Paraná. “O nosso Partido quando define algo, procura manter o seu posicionamento. Um ano atrás, o governador procurou a Executiva e nos propôs ‘caminharmos juntos’ nestas eleições. Existiu o diálogo em que gostaríamos de ter espaço na majoritária. Também surge a novidade no Senado com Guto Silva”.

Na oportunidade, Dilceu Sperafico lembra da eleição de José Carlos Schiavinato. “Trabalhamos para que ele fosse eleito a deputado estadual e, posteriormente, federal. Nós nos colocamos à disposição. Hoje, certamente, ele seria o nosso candidato a reeleição a deputado federal”.

Sperafico acredita que Toledo ficou sem a possibilidade de ter um representante que possa ser eleito. Neste momento, ele coloca o seu nome à disposição para disputar ao cargo de deputado federal. “Sou pré-candidato e cumpri seis mandatos ao longo de minha vida política. Construí a minha história e fiz muitas ações importantes para o Paraná”.

Neste pleito, Sperafico comenta que para o candidato ser eleito como deputado federal deve fazer – no mínimo – 100 mil votos. “Quem acha que pode ser eleito com menos votos é um equívoco. Sem o Schiavinato e sem um deputado estadual ficou um vácuo em Toledo. Talvez, as pessoas desconheçam a importância de ter deputado estadual ou federal”.

Ele cita o exemplo que o Governo Federal tem sido ‘um pai’ para os municípios, porém infelizmente, Toledo não tem alguém para ‘puxar a brasa’ para o município. “Fato semelhante aconteceu no Estado, porque se tivéssemos um deputado estadual conseguiríamos algo melhor”.

CANDIDATURA – Na oportunidade, Sperafico enfatiza que é pré-candidato ao cargo de deputado federal, porém se existir um nome com viabilidade real para ser eleito, abrirá mão da candidatura e dará o seu apoio. “O importante é ter alguém no Governo Federal, independente de nome ou de partido. Lógico que buscamos alguém que esteja alinhado com o Governo Federal”.

Ele explica que candidato todo mundo deseja ser. “As lideranças maiores devem conversar e orientar os candidatos. Não vejo o perfil da nossa sociedade para se interessar por isso. Toledo possui seis ou sete candidatos, desse jeito não vai eleger nenhum”.

Conforme Sperafico, é preciso analisar qual nome possui mais viabilidade para ser eleito e centralizar os votos naquela pessoa. “É um momento de decisão e até o dia 15 de junho devemos ter todas”, afirma. Ele ainda questiona se deputados – por exemplo – de outros municípios vão colaborar com Toledo. “No extremo Oeste, quem sempre colaborou fui eu. Auxiliei todas as cidades e a história comprova isso. A região Oeste possui importância econômica. Somos o maior PIB Agropecuário do Brasil, mas – infelizmente – estamos esquecidos. Estamos sem representação a nível Federal e Estadual. Não temos ninguém para buscar ou lutar por benefícios para Toledo e região”.

Segundo Sperafico, depois que saiu da Casa Civil não observou uma ação benéfica e significativa do Governo do Estado para Toledo. “Praticamente nada aconteceu”. Ele destaca ainda que é necessária a união de esforços para buscar a representatividade. “Mas, para ter a representatividade precisa ter o envolvimento da Prefeitura e da Acit”.

Atualmente, três pessoas do Partido Progressistas colocaram seus nomes a disposição para concorrer ao cargo de deputado estadual. São eles: Lucio de Marchi, Michel Becker e Luciano Scheineder. “O levantamento já houve e está sendo estudado. Os próprios candidatos estão dialogando. O que for escolhido, os três estarão juntos no trabalho. Precisamos definir alguém que tenha uma votação expressiva. Se continuar a realidade acima de seis ou sete pré-candidatos dificilmente Toledo elegerá um deputado”.

Sperafico recorda que vários candidatos concorreram ao cargo para deputado estadual na eleição passada. “Três nomes fizeram uma votação mais expressiva em Toledo, porém não conseguimos eleger ninguém. Ao final, ao analisar os números, somando os votos local e fora, se tivéssemos um candidato a menos, teria diluído os votos e poderíamos ter eleito, por exemplo, o Beto Lunitti ou o Natan”. No passado, a Assembleia Legislativa já teve dois toledanos, como o Duílio Genari e o Elton Welter ou o Duílio e o Corazza enfim.

ANÁLISE – De acordo com Sperafico, a população precisa estar atenta ao pleito eleitoral. “A sociedade deve compreender o quanto estamos perdendo. Eu sei o que poderíamos estar trazendo para Toledo. Dói na pele que poderíamos estar resolvendo algumas situações e não estamos”.

Ele cita como exemplo que a Itaipu Binacional tem realizado asfalto, porém não temos ninguém para dialogar com a instituição. Outra situação recordada pelo deputado federal é o novo plano de pedágio. “Agora não adianta nada. Isso deveria ter sido abordado no passado com o Ministro Tarcísio. Agora depois dos estudos de viabilidade, não muda mais. Acredito que deveria ter incluído Toledo e Assis Chateaubriand, assim como Toledo a Palotina para termos as rodovias duplicadas”.

Sperafico menciona que as lideranças ainda podem dialogar para viabilizar nomes para Toledo. “Eu sou pré-candidato a deputado federal. Em política ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Não é que falta oportunidade, porque outras pessoas não se prepararam e acompanharam as eleições passadas. Logo em seguida teremos outra e pode ser que não tenhamos ninguém. Política não tem atalho, e sim, se deve pensar a longo prazo”.

FAMÍLIA – Ele complementa que campanha todo mundo faz, mas a responsabilidade de um mandato é grande. “O deputado federal ou estadual deve estar semanalmente em Brasília ou em Curitiba, respectivamente e minha família não gostaria que eu fosse pré-candidato até mesmo pela idade”.

Sperafico enfatiza que o seu desejo é que Toledo não fique mais quatro anos sem ter um deputado federal e estadual. “Temos ações importantes para acontecerem e se não tiver ninguém pedindo nada será feito. É um momento de pensar como compor a falta de um deputado federal e estadual e para que Toledo consiga eleger seus representantes”, finaliza Dilceu Sperafico.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário