Distritos vão receber vacina contra Covid-19 nesta terça-feira

2

A vacinação contra a Covid-19 vai ter uma etapa no interior. Nesta segunda-feira (12), em reunião entre o Poder Executivo e os vereadoras e vereadores, a Secretaria de Saúde foi sensibilizada e optou por criar uma logística para atender as pessoas idosas, com 65 anos ou mais, em Novo Sarandi, Vila Nova e Novo Sobradinho, distritos mais populosos do município. A vacinação nestes locais acontece na terça-feira (13).

A dispensação vai começar por Novo Sarandi, na Unidade Básica de Saúde, onde serão aplicadas 40 primeiras doses, a partir das 8h. Em seguida, às 9h15, a equipe se desloca para a UBS de Vila Nova com 30 doses, e às 10h10 o trabalho começa na UBS de Novo Sobradinho com a aplicação de 10 doses. “São 80 doses remanescentes das que chegaram para 65 anos ou mais e optamos por atender essas comunidades devido às pessoas com mais dificuldade para se deslocar até a sede do município”, explicou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. 

Gabriela, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, ocupou a tribuna para fazer o comunicado e pedir ajuda dos legisladores na divulgação às comunidades. “Sabemos que vocês têm uma ligação próxima com a população e esta informação precisa chegar a estas pessoas”, explicou, reforçando que a decisão em ir até o interior partiu da sugestão dos vereadores e vereadoras em relação à essa necessidade. 

A celeridade no planejamento e execução da ação acontece por dois motivos, conforme Gabriela. “Esta semana devemos receber mais doses e precisaremos das equipes de vacinadores nos pontos na sede do município. Como teremos amanhã apenas segundas doses, conseguiremos organizar uma equipe extra para vacinar no interior”. Gabriela reforçou que a ação foi organizada pela equipe em pouco mais de duas horas e a distribuição foi baseada em dados populacionais dos distritos. 

Equipes de vacinadores

A secretária Gabriela Kucharski explicou ainda que os órgão de fiscalização tem cobrado que não exista rotatividade dos vacinadores. “É uma orientação que não somente Toledo recebeu, os outros municípios também. Não podemos ter grandes mudanças de profissionais para vacinar por isso a dificuldade em ampliar pontos ou estender por mais dias uma ação como esta”. 

Segundas doses

As segundas doses continuam acontecendo nos pontos e as pessoas devem seguir a data programada na carteira de vacinação. “Neste documento consta a data correta para receber a segunda dose. Quando a data prevista está cair no sábado ou domingo, a pessoa deve procurar o local de vacinação na segunda seguinte”, explicou a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.

Da Prefeitura de Toledo-PR