Diversas atividades marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente

32

O dia 5 de junho é marcado mundialmente desde 1972 como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Toledo, diversas atividades envolvendo ações individuais e coletivas marcaram de forma alusiva essa data. Neste ano, a campanha Reimagine. Recrie. Restaure também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. 

O tema deste ano reforça a urgência da restauração dos ecossistemas, tanto terrestres quanto marinhos, danificados pela ação humana. Quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será o planeta e, é claro, as formas de vida que o habitam. 

Objetivos do Dia Mundial do Meio Ambiente

A principal meta da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em quase metade até 2030 e, assim, manter o aquecimento global em menos de 2 °C. Para isso, é necessário recuperar os ecossistemas. Tanto a restauração deles quanto a descarbonização das economias — por exemplo, reduzir fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis — devem andar de mãos dadas. (Fonte: Canaltech).

Ações são realizadas por voluntários em Toledo

Vereadores, escoteiros, alunos, profissionais da educação, técnicos da área ambiental, empresas, organizações não governamentais (ONGs) realizaram diversas ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente como forma de promover uma postura crítica por parte da população e auxiliar na recomposição de diversos ecossistemas. 

Entre as diversas ações, alguns vereadores fizeram a soltura de 1.000 alevinos de Piapara e Piracanjuba no Rio São Francisco e o plantio de árvores junto a mata ciliar da Bacia do Rio São Francisco. 

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) desenvolveu algumas atividades com os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), bem como das famílias das crianças, referente ao “Junho Verde”. Os trabalhos reforçaram a conscientização e a importância do respeito e cuidado com o Meio Ambiente. Escoteiros participaram das ações. Algumas escolas também realizaram plantio de flores e organização de canteiros e espaços verdes. 

Voluntários da BRF e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram do plantio de 50 mudas de árvores nativas no Parque do Povo. Vários ciclistas participaram do “Desafio do Pedal Junho Verde” o qual incluiu no roteiro visitar a nascente do Rio Toledo. Nesse período, a Escola Municipal de São Luiz do Oeste fica aberta para a comunidade como suporte aos participantes da atividade. 

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento também gravaram e publicaram nas redes sociais vídeos com conteúdos relacionados às reservas verdes com biodiversidade preservada em áreas particulares contendo belezas naturais de Toledo.  

Programação segue com restrições

Todas as atividades presenciais programadas para o Junho Verde foram suspensas como medidas de prevenção da Covid-19. As contações de história, webinários com assuntos relacionados à preservação ambiental e vídeos mostrando outras unidades de conservação natural dentro do município estão mantidas. 

Acompanhe a programação nas redes sociais da Prefeitura de Toledo e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (@secmeioambientetoo e @prefeituradetoledo).

Da Prefeitura de Toledo-PR