‘Dono da rua’: estacionar de maneira irregular atrapalha o trânsito

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Basta circular pelas vias da cidade para notar veículos estacionados de forma irregular, ou seja, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A problemática não atinge apenas Toledo, pois envolve a conduta dos condutores imprudentes. Estacionar em uma vaga reservada para um público específico sem ter credencial, sobre as calçadas impedindo o tráfego de pedestres no passeio público, na entrada de portões, na contramão da direção, no ponto de embarque e desembarque do transporte público, entre outras situações irregulares que atrapalham a trafegabilidade e a segurança de todos no trânsito.

Dados da Guarda Municipal de Toledo apontam que primeiro semestre deste ano, foram registradas 1.869 autuações referentes ao ato de estacionar em desacordo com a legislação. “Com maior autuação está a de Estacionamento Regulamentado, sua aplicação é administrativa, ou seja, aquelas notificações do EstaR, que o condutor não regularizou gera um auto de infração previsto na legislação tanto federal quanto municipal”, explica o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Roni de Alvarenga de Mello Padilha.

O ato de Estacionar em Desacordo com a Regulamentação – Estacionamento Rotativo – resultou em 835 infrações de janeiro a junho de 2021. Em segundo lugar, conforme o levantamento da GM, estão os autos de Estacionar em Desacordo com a Regulamentação Especificada pela Sinalização, somando 516 – situações como os casos que acontecem na Rua Barão do Rio Branco quando os condutores estacionam automóveis que excedam os cinco metros das vagas. Em terceiro, estão os casos de Estacionar nas Vagas Reservados para Idosos – sem credencial – 70 infrações.

ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO – Na tentativa de coibir as situações de irregularidade no trânsito que também podem colocar a vida de pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas em risco, a Guarda Municipal, também durante o patrulhamento, desenvolve trabalhos orientativos com o intuito de promover a conscientização e a mudança de conduta.

“O trabalho de orientação é realizado pelas equipes que diariamente estão no patrulhamento e rondas. Os Agentes de Trânsito sempre que se deparam com alguma situação irregular fazem as devidas orientações e se for o caso a notificação do infrator, considerando que a notificação tem o caráter também educativo. Já a fiscalização é feita pelos Agentes de Trânsitos através de rondas realizadas pelas equipes de serviço, ou por solicitação de alguma irregularidade constatada pelos munícipes através do Telefone 153 – Central da Guarda Municipal –  em que é deslocado uma equipe para verificação da situação”, esclarece Padilha.

ESTACIONAR ERRADO – O tipo de infração – valor da multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – varia de acordo com o local em que o veículo foi estacionado. Padilha cita que estacionar um veículo onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos, é infração de natureza média (4 pontos), com multa no valor de R$ 130,16, considerando neste caso estacionar o veículo na via, porém na frente do portão. Essa situação é diferente de estacionar no passeio, considerando passeio parte da calçada – local de circulação dos pedestres – ou seja, naqueles locais onde haja a separação física entre o alinhamento predial e o meio fio, geralmente uma parte é calçada outra parte grama – neste caso, uma infração de natureza grave 5 pontos com valor R$ R$ 195,23.

Padilha reforça que a fiscalização de guia rebaixada ocorre basicamente por denúncias no telefone 153, onde a pessoa que está com dificuldade de adentrar ou sair da sua residência ou comércio faz a solicitação através da Central da Guarda Municipal, com o deslocamento de uma viatura para fazer a verificação.

“Um dos fatos primordiais que são enfatizado na abordagem aonde são constatados os estacionamentos irregulares, são que os condutores possam dar mais atenção a sinalização nas vias e façam assim o respeito a estas condições. O trânsito é uma constante e todos os dias tem mudanças e o principal autor são os condutores que, por sua vez, devem ter o respeito para si e com os demais que fazem uso das vias. O principal fator é preservar vidas”, conclui Padilha.

Da Redação

TOLEDO