Eco Trilha do Porco Kids incentiva a prática esportiva e o cuidado com a saúde

30

Educação, saúde e esporte sempre foram relações essenciais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, assim como ao adulto. Desde o começo da pandemia, eles são instrumentos essenciais e colaboram com a formação cidadã e, principalmente, incentivam a prática da vida mais sustentável. A Corrida Eco Trilha do Porco Kids aliou o contato com a natureza, ao esporte, a educação visando à qualidade de vida de cada participante. Com recorde de inscrições, a prova – uma parceria firmada entre Associação Correr Toledo e Itaipu Binacional – socializou crianças e adolescentes com faixas etárias diversificadas no último dia 15. Quem visitou o Caça e Pesca – local da prova – pode presenciar a festa realizada pelos pequenos.

Quem adorou participar da prova é a atleta Isabela Aparecida Schwarzbold, de 16 anos. Ela conta que o trajeto estava escorregadio, mas com perseverança e foco conseguiu completar a prova. “Não achei a corrida difícil e gostei de participar com os meus colegas”. A mãe Iria – integrante do grupo Re-Criare Down – afirma que o esporte é essencial à sua filha. “A Isa precisa manter o seu desenvolvimento para melhorar a condição física. Com isso, o esporte auxilia para mantermos a sua vida saudável e, desta maneira, eliminar as possibilidades de doenças graves”, destaca a mãe ao salientar a importância do esporte na socialização da criança. “Na prova, o grupo teve objetivos comuns: completar a prova, curtir a natureza e brincar. As crianças se misturam e o resultado é a alegria de cada uma, essencial para a minha filha e para todas as crianças”.

Para a integrante da Associação Correr Toledo Sandra Schossler, a prova infantil foi um sucesso. “Essa modalidade superou a nossa expectativa. Foi algo além do esperado. A maneira como idealizamos a largada foi perfeita. As crianças fizeram a trilha e, no final, foram premiadas com troféus”. A inscrição gratuita, transporte, premiação com um troféu comemorativo para cada participante, camisetas, lanches e almoço para cada criança foram realizadas graças à parceria e ao patrocínio da Itaipu Binacional.

SAÚDE – A corrida cria uma convivência harmoniosa entre as pessoas, sendo que cada uma é capaz de reconhecer e respeitar as diferenças. A corrida melhora o equilíbrio e a flexibilidade. Segundo o integrante da Associação Correr Toledo o médico Dr. Torao Takada, a prova, tanto na modalidade infantil como adulta, reuniu atletas que buscam uma vida saudável, uma atividade para o lazer e o contato com o meio ambiente.

Torao recorda que começou a correr quanto tinha mais de 40 anos e nesta modalidade esportiva encontrou o prazer pela prática da atividade física. “Antes tinha o hábito de jogar futebol, mas sabia que era na rua ou na trilha que aliaria a qualidade de vida aliada a uma alimentação balanceada”.

Criança, adolescente ou adulto, Dr. Torao é o incentivador da prática esportiva em qualquer faixa etária. Se antes da pandemia, ele sempre foi um defensor de uma dieta nutritiva e o exercício físico, hoje, a certeza é maior. “A Associação Correr Toledo organiza várias provas durante o ano. Elas primam, principalmente, ao cuidado com a saúde e aliam a outros fatores importantes para todos os públicos, como educação, meio ambiente, lazer ou ações beneficentes”.

A Eco Trilha do Porco é a primeira corrida presencial em Toledo e a avaliação realizada pelo médico é positiva. “Vi várias pessoas se divertindo. Existe a pandemia e a Covid-19 é uma doença que deveremos aprender a conviver com ela. As provas infantil e adulta seguiram as orientações das autoridades para evitar a proliferação e o contágio da doença. “Os corredores mirins e os com mais experiências usaram a máscara, o álcool em gel e mantiveram o distanciamento social. A corrida deve ser praticada, pois ela proporciona a oxigenação do cérebro, previne doenças metabólicas e mantém o peso ideal. A parte psíquica também melhora. “Quem pratica atividade física está com pulmão em dia e a mente saudável”, finaliza o médico Dr. Torao.

Da Redação

TOLEDO