Ecoponto Itinerante: Ação no Jardim Bandeirantes recolhe 35 toneladas

12

O trabalho intersetorial Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SDAS) e o Setor de Combate e Controle às Endemias da Secretaria de Saúde resultou na realização do terceiro Ecoponto Itinerante deste ano. A ação aconteceu no Jardim Bandeirantes e bairros próximos e promoveu um grande mutirão de limpeza no bairro, coletando volumosos, recicláveis e demais materiais, dando a destinação correta para estes resíduos. 

Durante toda a manhã de sábado (18), as equipes das diversas secretarias municipais recolheram o que os moradores colocaram em frente às residências. Para orientar como seria o trabalho, os agentes de combate às endemias visitaram as casas e deixaram sacos de ráfia explicando como separar o lixo orgânico do que pode ser reaproveitado, além de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter os quintais limpos. “O quintal limpo evita a proliferação de animais e insetos que causam dano à saúde da população, como a dengue por exemplo”, explica a coordenadora do Setor, Lilian Konig. 

Ao todo, foram recolhidos 35 toneladas, sendo 28 de volumosos, quatro de recicláveis e três de resíduos verdes (podas de árvore, grama e galhos). “Tudo foi encaminhado para os locais onde serão melhor aproveitados. Já realizamos este serviço aqui. O que pode ser reciclado foi para o barracão da reciclagem e os descartes para o aterro”, explicou o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Júnior Henrique Pinto. 

Também foram identificados terrenos com problemas de limpeza que estavam fechados e sem ninguém no imóvel para atender as equipes. “Vamos retornar durante a semana, pois a nossa intenção é fazer a limpeza desses locais. Algumas situações envolvem questões de saúde pública”, concluiu Lilian. Este ano já foram realizados cinco Ecopontos Itinerantes e recolhidos mais de 150 toneladas de resíduos.

Da Prefeitura de Toledo-PR