Ecoponto Itinerante começa neste fim de semana no Jardim Independência

Começam neste fim de semana as ações do Ecoponto Itinerante, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) que tem o objetivo de promover a destinação correta de materiais volumosos em Toledo. A primeira comunidade beneficiada será a do Jardim Independência, que poderá depositar móveis, eletros, eletrônicos, colchões, madeira e resíduos de podas em caçamba que será instalada na esquina da Avenida dos Pioneiros com a Rua João Bombardelli no fim da tarde de sexta-feira (5) e ali permanecerá das 8h às 18h no dia seguinte – o formato “roll on roll off” do “verdão”, como é popularmente conhecido, permitirá uma rápida remoção de todo o material coletado.

A escolha por este bairro não foi à toa: de acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa), o Independência teve o maior índice de toda a cidade. Por isso, antes da coleta dos materiais ser realizada, a equipe do Setor de Controle e Combate às Endemias realiza nesta terça-feira (2) um “arrastão” pela comunidade, procurando criadouros do mosquito causador, entre outras doenças, da dengue e informando a população sobre a Caçamba Itinerante.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Maicon Bruno Stuani, explica que ainda não há um cronograma com as datas em que cada bairro será atendido e garantiu que a SMDAS está disponível para atender pedidos das comunidades que necessitem do serviço. “Neste momento estamos focados nas regiões onde há maior infestação do Aedes aegypti e a atuação do Setor de Controle e Combate às Endemias alguns dias antes junto aos moradores será fundamental para o sucesso desta ação coordenada”, avalia. “É um projeto que está sendo retomado e ajudará muito na destinação dos resíduos volumosos, evitando que estes causem danos ao meio ambiente, à saúde da população e à estética da cidade como um todo, pois o Ecoponto Itinerante não ficará em um ponto fixo, circulando por todas as regiões do município”, observa.

Da Prefeitura de Toledo-PR