Educação começa entrega de kits de alimentos a pais de alunos dos Cmeis

22

Teve início nesta terça-feira (18) o trabalho de entrega dos kits de alimentos da merenda escolar a pais e responsáveis de alunos dos centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Toledo. Muitos estabelecimentos aproveitaram a ocasião para entregar também o material didático de apoio para as aulas remotas.

É o caso do Cmei Rosane Peripolli Fontes, no Jardim das Orquídeas (região da Coopagro), onde 37 crianças estão matriculadas. “Com essa pandemia, tivermos que nos reorganizar completamente, mudando a nossa forma de ensinar e de entrar em contato com as famílias, entregando-lhes os kits de atividades pedagógicas quinzenalmente para estas terem a possibilidade de estimular as crianças em casa, de forma a diminuir o prejuízo no desenvolvimento destas. O outro kit, o de alimentos, complementa este nosso trabalho e auxilia num contexto econômico desfavorável no qual alguns pais precisaram ficar em casa para cuidar dos filhos, outros perderam emprego” detalha a diretora do centro de educação infantil, Jaqueline Alves Eberhardt.

Em cada sacola há nove itens, todos adquiridos junto a produtores da agricultura familiar que residem em Toledo: 1 pão caseiro, 1 pacote de leite, 500 gramas de filé de tilápia e seis qualidades de hortifrutis (alface, cenoura, laranja, mandioca, pepino e tomate) – quantidade equivalente à utilizada em 20 dias de aula. A retirada deve ser feita somente pelo responsável legal da criança que devem comparecer à instituição de ensino usando máscara e levando RG ou CPF.

Estes procedimentos foram seguidos por Cláudia Lara, mãe do Braian, aluno de 3 anos do Maternal do Cmei Rosane Peripolli Fontes. “A pandemia deixou as coisas mais difíceis em casa, tendo que fazer mais força para pagar as contas e dar mais atenção ao meu filho. Por tudo isso, esses alimentos chegam em hora muito boa”, relata.

A secretária da Educação, Elisângela Batista, destaca a amplitude desta ação. “Além de beneficiar os alunos e seus familiares, a entrega desses kits beneficiam dezenas de agricultores familiares familiar de Toledo, de quem o município está comprando estes itens. Assim, o dinheiro fica dentro do município, melhorando as condições financeiras destes produtores, que oferecem alimentos com variedade e de muita qualidade aos nossos estudantes”, salienta. 

Elisângela observa que as entregas de kits nas escolas sob responsabilidade da Smed, iniciadas há duas semanas, encontram-se na terceira fase. “Todas as instituições da rede municipal de ensino estão se organizando em cronogramas próprios. Estes repasses tanto de alimentos quanto de materiais pedagógicos têm como pano de fundo o verdadeiro show que os professores dos Cmeis estão dando nas aulas online, gravando vídeos, contando histórias, e estando em contato permanente com as famílias. A aula presencial ainda não é possível para estes estudantes, mas a aprendizagem está acontecendo normalmente”, observa.

Da Prefeitura de Toledo-PR