Educação Inclusiva é tema de encontro para professores da rede municipal

11

A partir da próxima segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove o 1º Congresso Municipal de Políticas Educacionais e Inclusivas (COMPEI). O tema escolhido para o encontro é ‘A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: compromisso de todos’. A ação tem o intuito de promover um espaço de multiplicação de conhecimentos e de discussão sobre a temática da Educação Especial Inclusiva. 

O COMPEI foi idealizado pelo Núcleo de Estudos e Atendimentos à Diversidade e à Inclusão (NEADI). “Este momento vai contribuir para a reflexão e aperfeiçoamento de profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Ele vai trazer um direcionamento para elaboração conjunta de documentos que preconizam as ações do município frente às políticas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, disse a secretária da Smed, Elisângela Batista. 

Sobre a educação inclusiva, a secretária explicou que na proposta de uma escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um algo social, onde todas as crianças com deficiência ou necessidades educacionais especiais têm o direito à escolarização. O encontro acontece na segunda e terça-feira (05 e 06), no formato on-line devido ao momento de pandemia. Os participantes receberão um link para o acesso ao encontro.

Programação 

05/07

Horário: 19h

Palestra: A política da Educação Especial Inclusiva: Responsabilidades de todos os profissionais que atuam na rede pública de ensino

Professora Dra. Sonia Mari Shima Barroco da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

06/07

Horário: 8h30

Palestra: Educação Especial Inclusiva: Do que estamos falando?

Professora Dra. Sonia Mari Shima Barroco da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

06/07

Horário: 13h30

Palestra: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: possibilidades e desafios.

Professora Dra. Neide da Silveira Duarte de Matos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Da Prefeitura de Toledo-PR