EJA: Formatura dos estudantes reuniu autoridades e emocionou os presentes

Uma noite para ficar guardada na memória. Assim pode ser resumida a formatura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizada no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU Europa) realizada na última quinta-feira (02). O evento reuniu, além dos formandos, professores, familiares, amigos e autoridades, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Foi o 15º ano de funcionamento do curso da EJA em Toledo.

O evento envolveu os estudantes concluintes em 2020 e 2021, pois a pandemia de coronavírus não permitiu que no ano passado fosse realizada a formatura. Com toda a pompa, os formandos acompanharam uma apresentação cultural, com o músico nativista músico George Luiz Kelm, e discursos emocionados. 

Um deles foi feito pelo Rogério Ciriaco, narrando as dificuldades enfrentadas por um jovem analfabeto. Oriundo do Paraguai, onde viveu sua infância, as condições não permitiram estudar e o agora pai de família sequer sabia assinar o nome. “Quando fiz meus documentos eu não soube assinar, precisei usar a digital. Foi quando pensei o que estava fazendo neste mundo? Eu era totalmente dependente, não tinha esperança de construir algo. Estava depressivo por isso. Por incentivo da minha esposa eu voltei a estudar e consegui mudar minha história. As dificuldades e o preconceito são barreiras para quem nunca estudou”, frisou.

O esforço e dedicação na busca pelo conhecimento foram destacados pelos presentes na mesa de honra do evento, onde estava o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, a secretária de Educação Elisangela Batista, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Eliana Buzin e a diretora da Escola Municipal Carlos João Treis Luzmere Carvalho. “Passamos por dificuldades em nossas vidas, mas com dedicação, como a relatada pelo Rogério [Ciriaco] nós podemos conquistar nossos sonhos”, disse Dorfschmidt.

Ademar também citou várias ações em prol da educação como o Aluno Conectado, que vai munir alunos com tablets e professores com computadores portáteis, entre outros programas a serem implantados. “Vamos avançar para dar aos alunos e estudantes uma base sólida, conectada com o mundo, para ampliarmos os horizontes. Toledo é um município de oportunidades e vamos preparar nossos jovens para elas”, frisou.   

Após as falas, a formanda Jaqueline Nathiele Mendes Figueiredo, como representante do curso fez o juramento e a secretária Elisangela Batista colocou o capelo na estudante na estudante, marcando a conclusão do curso. O rito foi seguido pelos demais alunos que começaram a ser chamados para receber o certificado, acompanhados pelos seus respectivos professores e professoras. Ao final, todos foram chamados para a tradicional foto arremessando seus capelos para cima. 

EJA – A Escola Municipal Carlos João Treis, localizada na Vila Paulista, é a responsável por essa modalidade de ensino no município, oportunizando neste ano a abertura de sete turmas, atuando em locais diferentes, distribuídos em turmas matutinas, vespertinas e noturnas. A finalidade é oferecer aos estudantes a oportunidade de concluir a Fase I do Ensino Fundamental, ou seja, a conclusão da 4ª etapa, equivalente ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Da Prefeitura de Toledo-PR