Eleição: polêmica marca escolha da nova diretoria do SerToledo

11

O processo eleitoral do Sindicato dos Servidores Municipais de Toledo (SerToledo) está sendo marcado por questionamentos. Uma Assembleia Geral Ordinária-Eleitoral acontece nesta terça-feira (11), na sede do Sindicato. A primeira convocação com a presença de 50% mais um de seus filiados às 18 horas e às 18h30 com a presença de qualquer número de filiados. Em pauta: a apreciação e a aprovação da destituição dos membros da Comissão Eleitoral João Carlos Padilha e Zelário Bremm. Em caso de destituição dos membros da Comissão Eleitoral, a Assembleia deverá apreciar e aprovar, de forma imediata, novos membros para compor a Comissão que vai coordenar as eleições da entidade.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Padilha, ele e Zelário aguardam o resultado desta Assembleia. “Nós não estamos fazendo o que a direção do Sindicato solicita, e sim, nós seguimos as normas das eleições”. Além disso, eles aguardam a decisão da Justiça sobre o pedido da medida liminar encaminhada, na última sexta-feira (7), a qual solicita a permanência deste membros. “Eles – Sindicato – desejam montar uma eleição do jeito deles e nós seguimos as normas do Estatuto em documentos repassados por eles”.

RESPONSABILIDADE – Padilha revela que somente ele, Zelário e mais um integrante da Chapa participaram de uma reunião realizada. A reunião foi praticamente nula. Desta maneira, um novo encontro aconteceu na última sexta-feira e na sede do Sindicato. “Os três representantes das Chapas compareceram e o advogado do Sindicato que estava assessorando a Comissão Eleitoral”.

Sobre os documentos retirados do Sindicato, o presidente da Comissão Eleitoral salienta que assinou a retirada e eles foram levados ao Sindicato dos Bancários para dar continuidade ao processo eleitoral, já que a Comissão não possuía mais secretária. “Na última reunião, os documentos foram levados, porém quando ela foi finalizada não havia ninguém do Sindicato para recebe-los e o advogado não quis ficar com eles. Nós devolveremos os documentos, mas eles pertencem a Comissão Eleitoral e não ao Sindicato. Eles querem nos tirar para fazerem a eleição da maneira deles”, destaca o profissional.

CAMPANHA – O presidente da Comissão Eleitoral Padilha lamenta toda essa situação. Na opinião dele, ao invés de haver a preocupação em fazer campanha para angariar o voto, existe a preocupação de tirá-lo da Comissão. “Eu estou aposentado. Estava na minha casa e tranquilo. O pedido para compor a Comissão veio do Sindicato. Até poucos dias, eu era uma pessoa honesta e hoje eu não sou mais? Eu não voto nesta eleição. Existe uma obsessão para ganhar esse processo eleitoral”. Padilha complementa que o seu desejo é que a Chapa vencedora trabalhe em prol do servidor. “É preciso salientar que as decisões não são individuais, elas são do coletivo”.

DELIBERAÇÕES – As eleições presenciais devem acontecer nos dias 19 e 20 de deste mês. O JORNAL DO OESTE tentou conversar com a secretária geral do SerToledo Marlene da Silva, mas não obteve êxito. Segundo informações na entidade, ela estava em outro compromisso.

No site da entidade, no dia 4 de maio, a postagem ‘Assembleia Geral Ordinária Eleitoral do Sindicato SerToledo ratificou a data e a modalidade da Eleição Sindical’ informa que a Assembleia Geral Ordinária Eleitoral, realizada no dia 3 de maio, ratificou o acordo, entre chapas, que aconteceu na audiência de conciliação na Justiça do Trabalho em 12 de abril.

Naquele dia ficou acordado que “a eleição do Sindicato SerToledo ocorra nos dias 19 e 20 de maio de 2021, na modalidade presencial. Além disso, a assembleia rejeitou a parte da ata da audiência de conciliação, onde constava em seu texto, que não havendo a possibilidade da realização do pleito na modalidade presencial, a eleição deveria acontecer na modalidade online, entre os dias 25 e 27 de maio de 2021. Ou seja, não ratificou”, pontua o texto postado no site da entidade.

Durante a Assembleia, os participantes aprovaram os novos membros para compor a Comissão Eleitoral, sendo referendado como titular: Fabiano de Castro Neves e suplente Marcelo Thomaz. Além disso, as urnas do processo eleitoral devem ser entregues ao Cartório Eleitoral, sendo solicitada a retirada somente nos dias próximo a eleição do Sindicato Sertoledo e com a presença todos/as os membros da Comissão. “Já com relação à documentação que trata da eleição do Sindicato Sertoledo, esta deve ser mantida na sede do sindicato e de responsabilidade da Comissão eleitoral”.

Outra postagem destaca que “o Sindicato SerToledo está dando a maior visibilidade possível para que o processo eleitoral ocorra de forma natural, dando continuidade ao trabalho que tem sido feito nas últimas gestões, valorizando sempre a participação de todos e todas servidores/as sindicalizados/as na definição dos rumos de sua representação sindical e para que o vencedor assuma e prossiga nas lutas pela ampliação e defesa dos direitos dos servidores/as”.

Da Redação

TOLEDO