Eleitor deve estar atento nas mudança nas seções

Está chegando o dia das eleições municipais e é preciso ficar atento as alterações nas seções eleitorais. Na 75ª Zona Eleitoral de Toledo serão 233 seções, antes eram 353 seções. A mudança aconteceu porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguiu fechar as licitações a tempo para aquisições de novas urnas e, por isso precisou fazer uma readequação.

Nesse processo, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) remanejou dez mil urnas para outros estados. Em Toledo, esse processo significou uma redução de 120 urnas eletrônicas. O chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral Frederico Amorim Oliveira de Lima explica que os locais de votação – os colégios eleitorais – não sofreram alteração, somente as seções que foram remanejadas e agrupadas.

 

MUDANÇA – Lima explica que as seções nos colégios são números sequenciais. Os locais que sofreram alterações tiveram a seções agrupadas com o próximo número para facilitar a localização. A lista completa está no site do TSE e no aplicativo E-Título. “É importante que os eleitores baixem o aplicativo para ter todas as informações. No dia da votação, as seções estarão identificadas e em alguns colégios o administrador de prédio terá um computador para fazer essa busca”.

Com o agrupamento das seções, Lima pondera que alguns locais de votação estão com maior concentração de eleitores por seção, o que pode ocasionar filas de espera como é o caso do Colégio La Salle, com uma média de 640 eleitores por seção. “Mesmo com a possibilidade de haver filas em alguns locais, essa eleição é mais rápida. Em média, o eleitor levará dez segundos para votar no seu candidato a prefeito (a) e vereador (a). Se ainda assim houver filas, os mesários foram orientados para agilizar o andamento das filas para evitar a aglomeração de pessoas no local de votação”.

 

AGILIDADE – Para tornar o processo ainda mais rápido, o chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral Frederico Amorim Oliveira de Lima lembra que os eleitores devem verificar, antecipadamente, as informações do seu local de votação no aplicativo E-Título.

Através dele o eleitor pode obter a via digital do título, ter acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como título de eleitor digital, sua situação eleitoral e local de votação. O aplicativo está disponível para iOS e Android. “É importante que o eleitor também leve uma ‘colinha’ com os números dos seus candidatos para agilizar a votação”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *