Eleitores devem baixar o e-Título antes do dia da eleição

Uma importante ferramenta para essa eleição é o aplicado e-Título. A recomendação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR) é que todos os eleitores baixem o app, pois ele permite a realização da justificava – no caso da impossibilidade de votar – conferência do local de votação, entre outros serviços, contudo, a orientação é não deixar para baixar no dia 15 de novembro.

“É importante baixar com antecedência, pois no dia da eleição muitas pessoas vão tentar e pode ser que o sistema fique congestionado pelo excesso de demanda”, alerta a coordenadora de comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR), Rubiane Kreuz.

O Paraná, segundo Rubiane, tem aproximadamente oito milhões de eleitores e até o dia 5 de novembro apenas 200 mil já tinham baixado o e-Título. “O aplicativo pode ser baixado de maneira gratuita nas plataformas Google Play, para o sistema operacional Android, App Store, iPhone ou tablet. O importante é baixar antes do dia da eleição”.

 

CONFLITO DE INFORMAÇÕES – O chefe de Cartório da 75ª Zona Eleitoral, Frederico Amorim Oliveira de Lima, explica que ao baixar o e-Título o eleitor consegue verificar o local de votação e seção. Ele recorda que a zona eleitoral 201 do Fórum da Comarca de Toledo foi extinta e ficam em funcionamento as zonas 75 e 148. A Comarca também passou a atender eleitores dos municípios de São José das Palmeiras e Tupãssi, além dos de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu.

“Com as mudanças que ocorreram no Fórum Eleitoral de Toledo é importante que o eleitor tenha acesso ao aplicativo para verificar a seção de votação e não ter que ficar procurando no dia. Não tivemos mudanças de colégios eleitorais, mas o que pode ter ocorrido é a seção que antes era na sala 10, por exemplo, nesse pleito esteja em outra sala, contudo, no mesmo colégio”, esclarece.

Lima ainda pontua que ao baixar o app com antecedência o eleitor tem tempo para resolver casa tenha algum tipo de conflito de informação. “Como estamos desde março com os serviços remotos podem surgir casos em que o eleitor fez todo o tramite via site, mas agora ao baixar o e-Título solicite mais alguma informação e para resolver pode entrar em contato com os servidores do Fórum”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *