Em central “tira-dúvidas”, Deptrans esclarece mudanças nas leis de trânsito

33

O Departamento de Trânsito de Toledo (Deptrans), da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, montou na Praça Willy Barth uma central “tira-dúvidas” para orientar os condutores sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vigentes desde o último dia 12. Até sexta-feira (30), das 9h às 12h e das 13h às 16h, unidade móvel e agentes da Guarda Municipal esclarecerão os principais pontos que foram alterados – ao todo, foram 57, sendo 46 alterações, dez inclusões de artigos e a renovação de outro (confira quais ao fim da matéria deste link).

Entre os principais pontos modificados estão: prazo de validade para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade mínima para crianças em motocicletas, luz baixa durante o dia em rodovias, circulação de motocicletas com farol apagado ou sem viseira/óculos de proteção, porte de CNH, validade do exame toxicológico, infração para quem não reduz velocidade ao passar por ciclista, advertência por escrito automática para infrações leves e médias, prazo para indicação de condutor infrator, defesa prévia, expedição de notificação de penalidade e comunicação de venda, redução da penalidade para quem deixa de transferir o veículo no prazo, benefício para bons condutores, multa para quem para em ciclovia ou ciclofaixa, curso preventivo de reciclagem, conversão de pena privativa de liberdade e equipamentos de retenção de crianças. 

O diretor da Deptrans, Roni Padilha, explica que a ideia de criar a central “tira-dúvidas” surgiu após várias ligações para o 153 pedindo informações sobre as alterações no CTB. “Os principais esclarecimentos que nos pediram é sobre as mudanças na questão do exame toxicológico, uso da cadeirinha e crianças embarcadas em motocicletas. Durante esta semana vamos fazer este trabalho de orientação e posteriormente já iniciaremos o trabalho de fiscalização, com alguns pontos de blitz, já cobrando dos condutores o cumprimento inclusive dos pontos alterados no Código de Trânsito Brasileiro”, salienta.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Arthur Almeida, esta iniciativa parte também do desejo da atual gestão de aproximar a Guarda Municipal da população. “A corporação tem por dever estar atenta às demandas dos cidadãos e, depois destas orientações, o Departamento de Trânsito focará em várias ações do Maio Amarelo, voltadas à redução de acidentes, sobretudo atropelamentos”, observa. 

Credenciais

Além do trabalho de orientação a condutores, a estrutura montada na Praça Willy Barth também está realizando o credenciamento e renovação dos cartões que autorizam o estacionamento em vagas exclusivas por idosos e deficientes físicos. O documento, com validade de dois anos, sai na hora e é gratuito. “Nas outras semanas do ano, quem tem direito a acessar ou revalidar este benefício deveria ir à sede do EstaR [Rua Nossa Senhora do Rocio, 1560], mas até sexta estas pessoas podem aproveitar sua ida ao Centro para fazer alguma compra ou ir ao banco para também realizar este procedimento ou solicitar qualquer outro tipo de serviço da Guarda Municipal”, salienta Arthur. 

Da Prefeitura de Toledo-PR