Em seis meses, rendimentos com reciclagem mais que dobram em Toledo

0

O Instituto de Identificação do Estado do Paraná (IIPR) inaugurou, no segundo piso do Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, na tarde desta sexta-feira (2), um posto avançado que atenderá egressos do sistema prisional e seus familiares. Trata-se de uma iniciativa que contará com a parceria da unidade local do Patronato do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen/PR), que já funciona na sala ao lado e desenvolve um trabalho de reinserção social dos detentos que já cumpriram pena.

Durante o ato, prestigiado por várias autoridades políticas e policiais de Toledo e região, foi emitido o primeiro RG (carteira de identidade) da unidade em nome do agente penitenciário Rodrigo*. Nos discursos foi exaltada a parceria entre Depen/PR e IIPR, órgãos subordinados à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) que se unem em um projeto pioneiro no interior do Paraná.

Entre os objetivos deste projeto está a correta identificação e atualização dos registros de identidade e das impressões digitais dos cidadãos que passam pelo sistema penitenciário. “Manter e ampliar este banco de dados pode evitar situações de falsidade ideológica de pessoas que forem detidas e até ser usado na resolução de crimes. É uma nova atribuição do patronato que representará uma grande diferença na vida de quem não possui RG ou o tem desatualizado”, pontua a papiloscopista da Polícia Civil, Regiane Torres Donato.

O coordenador estadual dos Complexos Sociais, Everton Rodrigo dos Santos, saudou a união de esforços entre Depen e IIPR. “Gratidão resume o meu sentimento neste momento, pois aqui estamos vendo uma iniciativa que pode ser replicada em outras cidades, ajudando no encaminhamento dos egressos do sistema penal à rede socioassistencial”, pontua.

O diretor do IIPR, delegado de polícia Marcus Vinícius Michelotto, também celebra a concretização do convênio com o Depen/PR. “É uma parceria importante, pois avançamos em direitos aos detentos, dando-lhes o documento necessário à reintegração”, avalia.

A chefe da Seção Regional de Identificação (SRI) de Toledo, Rafaela Rosa, agradeceu o apoio da gestão municipal na viabilização desta instalação do IIPR e destacou os benefícios da estrutura para a população. “Temos muita fila na unidade de Toledo do Instituto de Identificação e este posto, destinado a uma parcela da população que requer atenção por parte do Estado, desafogará esta demanda”, comenta. “Este sistema implantado aqui vai permitir a inclusão de informações, como número de CPF e do título do eleitor, e do tipo sanguíneo. Como não há uma unificação dos RGs entre os estados da federação, será possível e necessária a confecção de um novo RG caso o detento o tenha registrado em outro estado”, observa.

O delegado-chefe da Receita Federal, Jamerson Lúcio da Silva, relata que esta parceria colaborará com os trabalhos do órgão. “A consistência de dados entre CPF e RG é fundamental para o bom andamento das tarefas que executamos em relação aos contribuintes. Esse convênio vem a calhar, pois evita situações de erros cadastrais”, comenta.

Representando o prefeito Beto Lunitti, o secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Almeida, destaca a importância da instalação desta estrutura para Toledo. “Esta sala interessa a toda a coletividade, pois facilita a vida dos egressos do sistema prisional e de seus familiares. Neste sentido, para facilitar a vida da população de nosso município, também estamos conversando com a Polícia Federal para trazer para cá um posto para emissão de passaportes”, anuncia.

O presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin, salienta que o suporte aos cidadãos que pagaram sua dívida com a sociedade é fundamental. “Um documento pode fazer muita diferença na vida deste público, pois, com ele em mãos, muitos dos seus direitos passam a ser reconhecidos. São pessoas que sofrem muito preconceito e é necessário oferecer as condições para que recomecem”, frisa.

O representante da Assessoria de Tratamento Penal do Depen/PR, Alcione Pra; o presidente da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac/Toledo), Edson Carolo; o representante do Conselho da Comunidade, Divonsir Cardoso; e o chefe regional das cadeias públicas, Henrique Dondoni, também marcaram presença no evento.

Da Prefeitura de Toledo-PR