Em sua primeira reunião, COE estuda ações para conter o avanço da Covid-19

Após o anúncio do nova formatação do Centro de Operação em Emergência (COE), para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), o Município de Toledo estabeleceu a nomeação dos integrantes do departamento que está sob a responsabilidade da Secretaria da Saúde.

A Portaria Nº 50, de 15 de janeiro de 2021 inclui o Setor de Produtos e Serviços e a Rede de Atenção à Saúde Mental reorganizando o órgão. Os integrantes do COE foram nomeados e indicados através da Portaria Nº 53, de 19 de janeiro de 2021. A secretária da Saúde Gabriela Almeida Kucharski Ravache é a presidente do Centro.

INTEGRANTES – Outros nomes indicados foram: Fernando Pedrotti, da Direção Geral da Secretaria; José Eduardo Mainart Panini, do Departamento de Gestão em Saúde; Helena Nickel, do Departamento de Vigilância em Saúde; José Roberto Costa, do Setor de Vigilância em Saúde Sanitária Ambiental e Alimentar; Cleunice Adriane Franz Sarturi, do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Lilian Fatima Konig, do Setor de Combate a Endemias também faz parte do COE assim como Ercio Renato Soster, do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador; Assione Vergani, do Setor de Produtos e Serviços; Julio Cesar Fabris, do Departamento da Rede de Atenção as Urgências e Emergências; Taise Pereira Ribeiro Alberghini, do Departamento da Rede de Atenção Primária em Saúde.

Taylon Eduardo Pereira, do Departamento de Assistência Farmacêutica integra o COE assim como Silvana Regina dos Santos, do Departamento da Rede de Atenção Especializada; Amanda Araldi, do Departamento Administrativo e Financeiro; Leila de Fátima Machado, da Rede de Atenção à Saúde Mental.

Além dos profissionais da Secretaria da Saúde, outros nomes foram indicados para compor o COE como Robson Ricardo Fuso Morante, do Departamento de Jornalismo da Secretaria de Comunicação; Fabiana Trento de Oliveira, do Gabinete do Prefeito; Alexandre Gregório da Silva, da Assessoria Jurídica; Daniela Aparecida Pollis Brandini, do Conselho Municipal de Saúde; Nilson Fabris, da Associação Médica de Toledo (AMT); Manoel Joaquim de Oliveira, das Instituições de Saúde Suplementar (Planos de Saúde); Zulnei Bordin, da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp); Sonia Mara de Andrade, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curso de Medicina.

AÇÕES – Os integrantes do COE participaram na última terça-feira (19) da primeira reunião deste ano. Entre os assuntos tratados, a presidente e secretária da Saúde Gabriela Kucharski cita que a equipe analisou os dados epidemiológicos das duas últimas semanas, o perfil epidemiológico da Covid-19 em Toledo e estuda a elaboração das próximas ações no enfrentamento a pandemia.

“O Departamento de Gestão da Secretaria e a equipe de Informática da Prefeitura desenvolveram um sistema que junta todos os dados do sistema Notifica Covid. Além de mostrar os dados da doença de forma mais rápida, isso nos possibilita analisar a circulação do vírus e as ações que o COE pode sugerir a gestão municipal”.

Gabriela lembra que o COE é um órgão técnico, de caráter consultivo e não deliberativo. A equipe foi reestruturada conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Da Redação

TOLEDO