Em visita a Toledo, Guto Silva e Marcel Micheletto alinham ações para o desenvolvimento local

8

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Guto Silva e o secretário de Estado da Administração e da Previdência Marcel Micheletto visitaram, na quinta-feira (13), o município de Toledo para alinhar ações conjuntas ao Governo do Estado. Retomada econômica do Paraná no pós-pandemia, Ferroeste, obras do Contorno Leste/Oeste, geração de energia (biogás) e outros assuntos pertinentes para a região foram tratados durante o encontro. Em Toledo, Guto Silva ainda anunciou a abertura do Hospital Regional e falou sobre o pedágio entre Cascavel e Toledo. As autoridades ainda visitaram o Biopark e cumpriram agenda em Assis Chateaubriand.

De acordo com o prefeito de Assis Chateaubriand Valter Aparecido Souza Correia – que foi o primeiro a falar durante o encontro – é uma honra receber Guto Silva na região Oeste. “Hoje, essa é a região que mais produz alimentos para o Mundo. Em Assis Chateaubriand acontece a maior obra da região que é a da Frimesa. Em 2022, a estrutura poderá abater mais de 500 mil cabeças de suínos, um investimento importante para a região”.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin, afirma a importância em receber as autoridades do Estado. O parlamentar enfatiza que a região Oeste é importante para o Paraná e para o Brasil. O Município de Toledo tem sido responsável pela geração de emprego, tecnologia e inovação e o Governo do Paraná passa a dar a devida importância a todo o trabalho de gestão realizado na cidade. “As ações estão acontecendo rapidamente. Toledo está em uma efervescência. A população precisa de investimentos e ações do Estado, sejam elas na Saúde ou na Educação”.

Conforme o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o Município de Toledo está afinado com as políticas públicas do Paraná. Ele cita que já manteve diálogo com os secretários da Saúde e de Planejamento e Projetos Estruturantes e que o Município também conta com o apoio do Micheletto.

“O Governo do Estado do Paraná tem o nosso apoio, respeito e consideração. O Município de Toledo pode ser exemplo de boas políticas do Paraná. Nós temos um Poder constituído e não oposição entre o Legislativo e o Executivo para efetivar políticas públicas. Nós queremos a política séria e o município de Toledo é reconhecido a nível estadual pelo trabalho realizado”, enfatiza o vice-prefeito.

COMPROMISSOS – Durante a visita, o secretário da Administração e da Previdência Marcel Micheletto comentou da alegria e da satisfação por estar, novamente, em Toledo. O secretário reafirma seu compromisso de contribuir com a região de fazer do Paraná o estado mais inovador. “A minha função em Toledo é ser o elo entre Toledo e o Governo do Paraná. Assim, semanalmente um secretário conhece a pujança e os gargalos de Toledo e a região”.

Na ocasião, ele cita importantes obras para a região como o terminal de transbordo da Ferroeste, a abertura do Hospital Regional e a possível gestão feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu). “Não podemos achar que somete os governos do Estado e o Federal vão investir. Nós podemos buscar a participação e abrir de vez no final de ano”, afirma o secretário.

Micheletto complementa que o governador Carlos Massa Ratinho Junior pede para sua equipe fazer uma gestão eficiente para destinar os recursos necessários e realizar novos investimentos. Ele destaca que a região Oeste demonstra capacidade de crescimento e, por isso, ele tem defendido os interesses dessa região.

“A minha entrada no Governo do Paraná foi algo positivo para trazer as obras estruturantes para a região Oeste. Por meio de um governo moderno, com política de estado e sem ego mostramos que é possível fazer. Espaço tem para todos, mas se estamos em um espaço diferenciado vamos lutar pelo crescimento da região e o desenvolvimento do Paraná”, enfatiza o secretário Micheletto.

RETOMADA ECONÔMICA – Em sua visita a Toledo, o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Guto Silva se reuniu com o prefeito Beto Lunitti e sua equipe para conhecer os projetos de investimentos para o município. Ele cita que viu muito entusiasmo na atual gestão e que passa a ter uma visão diferenciada da administração municipal. “A visão do governador é que o Estado tem uma tradição e tem equilíbrio em sua história fiscal. Nós realizamos uma reforma. Nós vamos fazer o que é correto e Toledo apresenta bons indicadores”.

Guto Silva comenta que há muitos desafios a serem cumpridos e que a pandemia da Covid-19 é uma grande guerra que envolve todos os setores das economia. No entanto, o Estado tem se mantido economicamente forte, prova disso são os dados do emprego e renda, que cresceram o dobro do Brasil.

Nas últimas semanas o Governo do Estado também anunciou importantes investimentos para reforçar a retomada econômica no Paraná.

“Anunciamos obras importantes como Casa Fácil, o maior programa Habitacional do Brasil, onde cada casa construída gera três empregos; o Banco do Agricultor, além de investimentos em Educação, conhecimento humano. Como transformar a educação? A maior dificuldade do futuro é ter talento. Há um êxodo de brasileiros talentosos e o nosso maior desafio é fazer com que esse talento fique aqui”, salienta o chefe da Casa Civil Guto Silva.

HARMONIA – O prefeito de Toledo Beto Lunitti recebeu o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Guto Silva e o secretário de Estado da Administração e da Previdência Marcel Micheletto e destacou que no município há um trabalho unido com a Câmara de Vereadores e a comunidade.

“Onde tem harmonia, o governo deve investir. É o novo tempo na política local. Não fazemos gestão pública como no passado. Nós afinamos o trabalho entre o Executivo e o Legislativo. A presença do Guto Silva é importante para que a sociedade de Toledo saiba que todos os Poderes e as instituições públicas estão afinadas. Nós desejamos ter um Paraná melhor e também queremos a transformação deste território”, enfatiza o gestor.  

Da Redação

TOLEDO