Encontro entre Prefeitura e representantes estaduais busca incentivo para empreendedores

5

Ampliar os negócios e a geração de emprego e renda. Com este intuito, a Prefeitura de Toledo promoveu um encontro com a Fomento Paraná e a Investe Paraná para deliberar assuntos relacionados à ampliação das ações de incentivo ao empreendedorismo. A reunião com representantes do Governo Municipal e Estadual aconteceu nesta quinta-feira (06), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

A comitiva estadual foi informada pelo prefeito Beto Lunitti sobre diversas ações em prol do desenvolvimento econômico realizadas pela administração municipal. “Desde o início da nossa gestão temos proporcionado discussões com o objetivo de melhorar as condições para os empreendedores. Também queremos oferecer cenários favoráveis para o empreendedorismo e a geração de emprego e renda, bem como incentivo aos pequenos e micro empresários”. Lunitti ainda falou sobre a reestruturação da Funtec que deve retomar seu caráter de incentivo às novas tecnologias.

A visita a Toledo, de acordo com a assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emília Belinatti, foi uma decisão do atual presidente da entidade, Heraldo das Neves, com a intenção de aproximar à instituição dos gestores municipais, bem como trazer também ao conhecimento dos prefeitos o trabalho da Invest Paraná, instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos e que atua como elo entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas. 

De acordo com o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, em 2019 a agência de desenvolvimento captou aproximadamente R$ 30 bilhões em investimentos no Paraná. “Em 2020, devido à pandemia, estes números caíram, porém estamos retomando o crescimento e somente nestas semanas foram anunciados investimentos privados na ordem de R$ 3,2 bilhões no Paraná”. Bekin ainda acrescentou que Toledo tem muito potencial, é uma cidade bonita, bem cuidada. “O prefeito também tem clareza no posicionamento, isso é importante. A melhor resposta sempre é o sim, a segunda é o não, desde que informado de forma ágil”, comentou.

Já o presidente da Fomento Paraná destacou a reativação da parceria com Toledo, a partir da disponibilidade de servidores municipais que foram treinados para serem agentes de intermediação e orientação sobre acesso aos créditos. “Queremos reposicionar a Fomento. Direcionar melhor os créditos, entregar nossos serviços de forma mais rápida e tentar baixar as taxas de juros. Teremos novidades em relação às linhas de crédito e a razão da nossa existência é oferecer melhores condições que os bancos comerciais. A nossa estada aqui também é uma forma de agradecer a retomada das nosso contato e parceria”, frisou.

Quem também acompanhou a visita foi o secretário de Estado da Administração e da Previdência Marcel Micheletto que destacou a sinergia entre o governo estadual e os municípios. “É uma alegria estar aqui e fazer tratativas e parcerias com os municípios, visando essa retomada da economia. O Governo do Paraná é sensível e entende que é preciso oportunizar avanços para os empreendedores. Temos feito o possível para ser essa ponte entre os municípios e o estado”, disse. 

Diante do que foi apresentado pelos representantes do estado, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, apontou alguns projetos que vão ao encontro destas parcerias. “Temos a intenção de fomentar ações em prol da autonomia das mulheres, para que elas possam empreender, que os jovens tenham oportunidade”. Lunitti reforçou que o momento tem que ser encarado de forma bastante efetiva. “Vamos aproveitar tudo que a Fomento e a Invest Paraná tem a oferecer”, concluiu.

Como contratar 

Nos próximos dias a Prefeitura irá definir como os munícipes poderão acessar os serviços da Fomento Paraná. “Nós temos três pessoas treinadas nas Secretarias de Juventude e de Políticas para Mulheres e que em breve estarão com acesso e treinamento para esta função. Temos também a possibilidade de oferecer este serviço junto à Sala do Empreendedor. Quando todos estes detalhes estiverem alinhados, colocaremos mais esta ferramenta à disposição dos empreendedores no município”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico Diego Bonaldo.

Da Prefeitura de Toledo-PR