Endemias reforça bloqueios para conter avanço da dengue no município

10

Mesmo com a redução das chuvas e as temperaturas mais amenas, o mosquito da dengue continua ‘fazendo a festa’ nos potes de animais, no lixo doméstico, nas lonas e demais objetos jogados nos quintais. Além disso, terrenos baldios e cheios de mato também são atrativos para o Aedes aegypti.

Com o aumento de locais com larvas do mosquito crescem também as notificações de dengue no município. De acordo com o setor de Endemias são 421 notificações dentro do ano epidemiológico (agosto2020/julho2021), sendo 18 casos confirmados autóctones, três importados, 31 em análise e 369 notificações descartadas.

A falta de chuva das últimas semanas não intimidou o mosquito. “Mesmo com a estiagem ainda encontramos muitas larvas, principalmente nos potes de animais e no lixo doméstico. Toledo ainda tem um grande problema com terrenos baldios e com mato onde os agentes encontram larvas. O que preocupa é que em menos de duas semanas tivemos a confirmação de mais quatro casos”, comenta a coordenadora do setor de Endemias de Toledo, Lilian Fátima Konig.

Ela enfatiza que a população precisa ter cuidado com a dengue o ano inteiro e que o mosquito está cada vez mais resistente. Até mesmo nas épocas mais frias as larvas são encontradas. “Ainda estamos com poucos casos, mas nos preocupamos com o próximo ano. Temos que nos preparar porque geralmente um ano da epidemia de dengue e outro não. Se a população continuar agindo dessa forma, infelizmente, poderemos ter epidemia de dengue no próximo ano. Estamos trabalhando para que isso não aconteça”, afirma.

CONSCIENTIZAÇÃO – Além da ação dos agentes de Endemias, Lilian reforça que a população tem uma participação fundamental para conter a proliferação do mosquito da dengue. Ela esclarece que o papel do agente é verificar o problema, orientar a população e, se necessário, notificar. O trabalho de limpeza e retirada de objetos que possam acumular água e servir de criadouro de larvas deve ser de cada cidadão.

“A população precisa se conscientizar que ela precisa cuidar e limpar o seu espaço. Temos uma parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e encaminhamos toda irregularidade para eles. A equipe realiza a notificação. Nesse quesito a população tem colaborado e estamos resolvendo problemas de terrenos com mato. Foram cerca de 200 notificações via Ouvidoria e em todas conseguimos solucionar o problema. É um trabalho que precisa da conscientização da população”, pontua.

BLOQUEIOS – No próximo mês, o setor irá realizar um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Esse levantamento permitirá identificar as regiões que necessitam de ações intensas e um reforço dos agentes de Endemias. A estimativa é que o índice esteja dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de até 1%.

A dengue pode apresentar sintomas como dor no corpo, manchas avermelhadas, febre e dor de cabeça no fundo dos olhos. Pessoas com essas condições podem procurar o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) ou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cosmo e Panorama.

“Para cada notificação, a equipe realiza o bloqueio para reduzir a infestação do mosquito da dengue naquela localidade. Nesta semana, o setor de Endemias fez um trabalho intenso nas comunidades do interior. Estamos trabalhando em cima do bloqueio para não deixar a doença espalhar”, conclui Lilian.

Da Redação

TOLEDO