Entidades debatem uso e reforma de sede da Associação do Porto Alegre

3

A construção de um anexo ao lado do barracão que serve de sede para a Associação dos Moradores do Jardim Porto Alegre para a instalação de uma pista de bolão foi o tema do encontro realizado na tarde desta segunda-feira (3) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Por meio de concessão para permissão de uso, o espaço já é compartilhado com o Grupo de Idosos Querência Amada e com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade, e, em breve, a área também servirá para as equipes que representam o município em competições oficiais nesta modalidade treinarem.

A estrutura nova será viabilizada com o recebimento de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil do deputado Aliel Machado e ficará aos cuidados da Associação dos Bolonistas de Toledo (ABT). Por sua vez, a edificação existente necessita de algumas adequações, para as quais o prefeito Beto Lunitti assegurou que serão realizadas até o fim do mandato. “Não vamos conseguir fazer tudo de uma vez, mas este encontro foi importante para se definir prioridades, começar por aquilo que é mais necessário. Felizmente, as partes interessadas chegaram num consenso e primeiramente apoiaremos na questão dos banheiros e da churrasqueira e, num segundo momento, vamos lidar com a colocação do forro, do sistema de climatização e das adequações na iluminação”, detalha.

A secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, observa que a interação entre as entidades é fundamental para a conservação daquele espaço público. “É importante que as entidades façam um calendário para não deixar aquela estrutura parada. Se todas a usarem plenamente, o retorno aos investimentos realizados será maior e a chance de episódios de vandalismo reduz significativamente”, analisa.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre, Beloir João Rotta, celebra o consenso firmado entre as partes envolvidas. “Essa estrutura de bolão chega para somar, pois mais pessoas interessadas na prática desportiva frequentarão um espaço enorme, onde também já existe um campo de futebol, para no qual o governo municipal pretende investir colocando grama sintética e cercá-lo”, comenta. 

Segundo o presidente do Querência Amada, Silvério Becker de Souza, a ideia será apresentada aos cerca de 90 idosos que frequentam as atividades do grupo. “Foi muito boa esta reunião, pois espaço existe para todos e todos devem usá-lo da melhor forma, mantendo, assim, a união entre os grupos que o utilizam. Tenho certeza que todos os sócios vão aplaudir esta ideia de fazer tudo junto no mesmo lugar: bolão, CTG e os nossos eventos e os da associação de moradores”, avalia.

De acordo com o patrão Alceu Becker, tanto a reforma da estrutura existente quanto a construção de uma nova para a prática do bolão será benéfica para o CTG Estância da Liberdade. “Para o nosso grupo, essa soma de fatores será espetacular, pois as cerca de 150 crianças que aprendem os valores da tradição gaúcha por meio da dança terão uma estrutura melhor para treinarem e se apresentarem, bem como porque, com a vinda do pessoal da ABT, todos os envolvidos tendem a crescer”, salienta.

A presidente da ABT, Clarice Maria Giachini, destaca que a construção do novo espaço representa um grande avanço para o bolão no município. “É algo que vai contribuir muito porque quem não tem um clube em que é associado, não tem onde treinar bolão. Quem não é sócio de um clube, hoje não tem acesso à prática da modalidade. Vai demorar mais ou menos uns dois anos para estar concluída esta obra. Por enquanto, nós vamos continuar jogando nos nossos clubes, mas depois que este barracão estiver pronto, vão ser realizados os treinamentos das seleções e de todas as pessoas que tiverem interesse em jogar este esporte, que é acessível para pessoas de várias idades, dos 8 aos 90 anos”, explica.

Da Prefeitura de Toledo-PR